domingo, 19 de fevereiro de 2012

ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU - Capítulo 10

Novela de Antonio Figueira
Inspirada na Obra de Dias Gomes

CAPÍTULO 10
Personagens deste capítulo:

NÍVEA (Renata Sorah)
PADRE VÍTOR (Francisco Cuoco)
D. SANTINHA
BEATA 1
BEATA 2

CENA 1  -  IBIÚNA  -  ESTRADA ÁS MARGENS DE UM RIACHO  -  EXT.  -  DIA.

Continuação imediata do capítulo anterior

PASSADO O PRIMEIRO INSTANTE, O PADRE AFASTOU-SE DA JOVEM BRUSCAMENTE, VISÍVELMENTE EMBARAÇADO.

PADRE VÍTOR  -  Eu sou um padre! Não podemos esquecer disso, Nívea.

NÍVEA  -  (desconcertada)  Perdão! Eu... eu não resisti... foi mais forte do que eu...

PADRE VÍTOR  -  Nós não devíamos ter vindo aqui, longe de todos. Sou padre... mas sou um homem de carne e osso, não uma imagem talhada em madeira, ou em mármore... Sou um homem com todas as fraquezas humanas.

NÍVEA  -  Eu estou muito envergonhada... não sei o que dizer...

PADRE VÍTOR  -  Vamos embora! Vou levar você pra casa de seus avós!

CORTA PARA:

CENA 2  -  IBIÚNA  -   CASA DE D. SANTINHA  -  EXT.  -  DIA


O VEÍCULO ESTACIONOU EM FRENTE AO PORTÃO DA CASA. NÍVEA SALTOU E O PADRE VÍTOR DEU PARTIDA. A JOVEM FICOU PARADA UNS INSTANTES E VIROU-SE PARA ENTRAR NA RESIDENCIA DOS AVÓS. PAROU, ASSUSTADA, AO PRESENCIAR A CENA: DONA SANTINHA EXPULSAVA AS DUAS BEATAS  A VASSOURADAS.

D. SANTINHA  -  (exaltada) Fora daqui, suas fofoqueiras! Fora! Rua! Mentirosas! O padre vai saber dessa calúnia, vocês vão ver!  Suas loucas!

BEATA 1 - (apontou Nívea) É ela! Sua neta! Estava de namoro com o padre! Valha-me Cristo!

BEATA 2  -  (confirmou) Isso mesmo! Foram passear no campo! Nós vimos tudo! Pecadora! Esse mundo tá perdido!

D. SANTINHA  -  (gritou, fora de si, girando a vassoura no ar) Rua! Rua!

AS BEATAS AFASTARAM-SE, CORRENDO, PARA FICAR A SALVO DA VASSOURA DE D. SANTINHA. NÍVEA APROXIMOU-SE DA AVÓ, CONFUSA.

NÍVEA  -  Vó... não entendi nada. O que está acontecendo? Quem são essas mulheres?

D. SANTINHA FITOU A NETA COM EXPRESSÃO DURA NO OLHAR.

D. SANTINHA  -  Entre, minha neta. Aqui não é lugar pra termos essa conversa. Vamos pra dentro!

CENA 3  -   CASA DE D. SANTINHA  -  COZINHA  -  INT.  -  DIA.


D. SANTINHA ENCAMINHOU-SE PARA A COZINHA. NÍVEA SEGUIU-A.

D. SANTINHA - Vamos conversar aqui. Estou fazendo um bolo e não posso deixar passar do ponto.

NÍVEA  -  A senhora tá nervosa, Vózinha. Me conte: o que aconteceu aqui?

D. SANTINHA  -  (fitou-a, muito séria) Aquelas mulheres são Juanita e Josefina. São duas irmãs beatas e vieram aqui me contar uma história sem o menor cabimento! Disseram... que você e o padre Vítor estão de namoro e foram passear no campo! Fiquei tão indignada que expulsei as duas a vassoradas!

NÍVEA  -  Que horror! Então elas vieram aqui só pra isso? Pra envenenar a senhora? Pra fazer intriga?

D. SANTINHA  -  Você não conhece o povo deste lugar, minha filha. É falta do que fazer! Adoram uma fofoca, um escândalo. (T) Por isso mesmo, você tem que tomar muito cuidado, querida. Sei que você e o Padre são amigos, mas esse povo vê maldade em tudo. Têm que evitar ficar passeando, sozinhos, em lugares isolados.

NÍVEA  -  (embaraçada) Claro... você tem razão, Vó. Pode deixar. Vou tomar mais cuidado...

D. SANTINHA  -  Nívea... existe alguma razão pra eu e seu avô nos preocuparmos?

NÍVEA  -  Não. Claro que não, vó. Eu e Vítor somos amigos. Só isso.

D. SANTINHA  -  Ainda bem. Tome cuidado, minha filha. Esse povo fala mesmo... sabe como é... um padre jovem, bonito... e uma menina linda, moderna, vinda do Rio de Janeiro... Prato cheio para as fofoqueiras de plantão!

NÍVEA  -  (procurou mudar de assunto)  Que cheirinho delicioso! Nossa, que saudade desse aroma!

D. SANTINHA  -  Estou fazendo o bolo de cenoura com chocolate que você gostava tanto quando era menina. Tá quase pronto!

NÍVEA  -  (abraçando-a carinhosa) Vozinha, eu estou muito feliz de estar aqui com vocês, de matar as saudades, de comer essas delícias.... Te amo, vó! Cadê o meu vôzinho?

D. SANTINHA  -  Foi na venda fazer umas comprinhas. Venha, vamos pra mesa que vou fazer um cafezinho pra acompanhar o bolo!


CORTA PARA:

CENA 4  -  CASA DE D. SANTINHA  -  QUARTO DE NÍVEA  -  INT.  -  NOITE.

ÀQUELA NOITE, NÍVEA NÃO CONSEGUIU DORMIR. GIRAVA NA CAMA DE UM LADO PARA O OUTRO. VÍTOR NÃO SAÍA-LHE DO PENSAMENTO. LEVANTOU-SE E FOI ATÉ A JANELA. O SILÊNCIO ERA QUEBRADO APENAS PELO CANTO DOS GRILOS.

NÍVEA  -  (falou para si) Amanhã volto à igreja. Ele vai ter que me ouvir. Tenho que fazer isso, ou vou me arrepender pro resto da minha vida!


CORTA PARA:




CENA  5  -  CASA PAROQUIAL  -  QUARTO DE VÍTOR  -  INT.  -  NOITE.

O PADRE VÍTOR, DEITADO NA CAMA, MANTINHA OS OLHOS FIXOS NO TETO. LEVANTOU-SE, CAMINHOU ATÉ O ORATÓRIO E AJOELHOU-SE DIANTE DA IMAGEM DE JESUS CRISTO. REZOU, POR LONGO TEMPO. ERGUEU OS OLHOS PARA A CRUZ E AS LÁGRIMAS ESCORRIAM DE SEU ROSTO.

VÍTOR  -  Senhor, se isso é uma provação, aceito humildemente. Sei que sou merecedor. Seja o que for que esteja reservado para mim, dá-me forças e resignação para aceitar os teus desígnios!


CORTA PARA:
 
CENA 4  -  IBIÚNA  -  IGREJA  -  INT.  -  DIA


NÍVEA ENTROU NA IGREJA E OLHOU PARA OS LADOS. ESTAVA VAZIA. APENAS A FAXINEIRA LIMPAVA OS BANCOS. A JOVEM AJOELHOU-SE E OROU, COM AS MÃOS POSTAS. NÃO VIU QUANDO O PADRE APROXIMOU-SE E PAROU AO SEU LADO.

PADRE VÍTOR  -  Como vai, Nívea?         

A JOVEM LEVANTOU OS OLHOS, APREENSIVA.

NÍVEA  -  (levantou-se) Desculpe ter vindo... eu precisava falar com você...

PADRE VÍTOR  -  Eu sei... eu também.

O PADRE FEZ UM SINAL E DIRIGIRAM-SE A UM LUGAR MAIS DISCRETO. OLHARAM-SE NOS OLHOS, COM EMOÇÃO.

 NÍVEA  -  Eu... eu não consigo esconder mais... eu estou amando você, Vítor! 

 PADRE VÍTOR  -  Eu não sei o que está acontecendo comigo... É um sentimento novo, que eu não conhecia... eu tento, mas não consigo tirar você do meu pensamento... já orei, já fiz penitência, mas nada resolve...

NÍVEA  -  (cheia de esperanças) Mas então... você também sente algo por mim?

VÍTOR  -  Eu seria um mentiroso, um hipócrita, se negasse. Eu não procurei isso, Deus é testemunha. Mas... aconteceu...

NÍVEA  -  Afinal,  aconteceu...  não tem mais jeito. Não sei como foi... mas aconteceu. Desde o dia em que o atingi com a bola, lembra-se, Vítor?

ERA COMO SE ELES, FINALMENTE, TIVESSEM DESNUDADO A PRÓPRIA ALMA.

PADRE VÍTOR  -  Acho que nenhum de nós fez nada para isso conscientemente. Talvez por ser uma coisa que não podia acontecer...

NÍVEA  -  Não duvido. Mas você acha que tenho culpa?

PADRE VÍTOR  -  Depende... Talvez se fizermos as coisas da maneira certa...

ELE A ESTUDOU POR UM SEGUNDO, INQUISITIVAMENTE.

PADRE VÍTOR  -  Nívea... é chegada a hora de tomarmos uma decisão, seja qual for!

NÍVEA  -  (aflita)  Eu entendo... mas, para isso, você teria que deixar de ser padre!

PADRE VÍTOR  -  Sim, infelizmente. Há alguns casos... raros... em que se consegue de Roma permissão para casar  (e com a voz pausada)  Mas não é o nosso caso.

NÍVEA  -  E agora... o que fazemos?

PADRE VÍTOR  -  Eu... eu estou confuso... Algo me diz que meu lugar não é aqui, frente a uma linda mulher como você... Outros homens podem se permitir erros, pequenos e grandes, mas não eu. Eu... eu me sinto fraquejar quando penso em como não ficariam chocados seus pais... Mil homens a desejariam, Nívea. Outros tantos poderiam se casar com você. Mas o Senhor apontou com seu dedo celestial o homem errado. Talvez se você não tivesse vindo para cá, eu a tivesse esquecido...

NÍVEA  -  (triste)  Acho que só compliquei sua vida...

PADRE VÍTOR  -  (decidido)  Esses pensamentos me atormentam, mas tenho comigo uma  certeza inabalável... Mais forte que qualquer barreira... é a certeza de que quero ficar com você! Eu também te amo, Nívea... e se você me quiser, largo a batina pra casar com você!

NÍVEA DE REPENTE VIU-SE FRENTE AO PROBLEMA E NÃO SABIA O QUE DIZER.

NÍVEA  -  Não esperava... nunca imaginei que você chegasse a tomar essa decisão... Preciso pensar. (seu rosto exprimiu uma grande paz interior, mas os olhos brilharam de dissimulado júbilo)  Gostaria de ficar sozinha. Para pensar... você entende?

A JOVEM AFASTOU-SE UM POUCO NA DIREÇÃO DO ALTAR. AS LÂMPADAS DE UMA LUZ AMARELADA E PÁLIDA BRUXULEAVAM SOBRE SUAS CABEÇAS. MANTEVE-SE EM SILÊNCIO POR ALGUM TEMPO. EM SEGUIDA, FITOU O PADRE, COM ESTRANHO BRILHO NO OLHAR. ENCAMINHOU-SE PARA ELE, DECIDIDA.

NÍVEA  -  Eu já resolvi...

VÍTOR ENCAROU-A, APREENSIVO, TENTANDO LER EM SEUS OLHOS O QUE QUERIAM DIZER.

NÍVEA  -  Vítor... quero ser sua mulher!


FIM DO CAPÍTULO 10
Nívea (Renata Sorrah)

    e no próximo capítulo...     

*** Apaixonados e decididos a ficar juntos, Vítor e Nívea decidem enfrentar a todos e contar que decidiram se casar. Qual será a reação de D. Santinha, Seu Juquinha, Emiliano, Marieta, Helô, Ricardinho e de todos, quando souberem da novidade?
  
NÃO PERCA O CAPÍTULO 11 DE

Nenhum comentário:

Postar um comentário