segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU - Capítulo 7

Novela de Antonio Figueira
Inspirada na Obra de Dias Gomes
http://youtu.be/zIuryHGvAVc

CAPÍTULO 7

Personagens deste capítulo:
NIVEA (Renata Sorrah)
HELÔ (Dina Sfat)
RICARDINHO (Carlos Vereza)
MARIO MALUCO (Osmar Prado)
MISS JULY (Lídia Mattos)
VERINHA (Djenane Machado)
MARIETA (Wanda Lacerda)
DELEGADO FONTOURA (Urbano Lóes)
PADRE VÍTOR (Francisco Cuoco)
OLIVEIRA RAMOS (Mario Lago)
SUSI (Maria Cláudia)
CABO JORGE
                         
CENA 1  -  BANCO  -  SALA DE OLIVEIRA RAMOS  -  INT. -  DIA.
Continuação imediata do capítulo anterior


NÍVEA  -  Eu... vou voltar ao trabalho. Com licença.

NÍVEA RETIROU-SE. EMILIANO ABRIU UMA PASTA, RETIROU UM CHEQUE E ENTREGOU-O AO BANQUEIRO.

EMILIANO  -  Aqui está a quitação da minha dívida, Dr. Oliveira. Eu gostaria, mais uma vez, de lhe pedir desculpas pela minha atitude. O que fiz é imperdoável... cometi um erro  grave, mas estou pagando muito caro por isso...

OLIVEIRA RAMOS  -  Muito bem, seu Emiliano, vejo que é um homem de palavra. Para mim, isso é o que importa.

EMILIANO  -  Sei que não tenho o direito de pedir nada, mas não é por mim... é por minha filha, Nívea. Eu queria pedir que o senhor não mandasse ela embora. Ela... ela ajuda na despesa em casa e vai ficar muito difícil pagar as contas... com nós dois desempregados!

OLIVEIRA RAMOS  - Não entendi... por que os dois desempregados? Nunca me passou pela cabeça demitir Nívea. Ela é uma ótima funcionária.

EMILIANO  -  (aliviado)  É que eu pensei... por ela ser minha filha...    

OLIVEIRA RAMOS  -  Isso seria um absurdo, uma injustiça com sua filha! Isso jamais me passou pela cabeça!

EMILIANO  -  (embaraçado)  Eu só poderia esperar essa atitude do senhor. Muito obrigado, doutor!

OLIVEIRA RAMOS  -  Seu Emiliano, sempre o considerei um excelente funcionário. Acredito no seu arrependimento. O senhor precisava devolver o dinheiro para recuperar sua dignidade e respeito. Isso já aconteceu, portanto... vamos esquecer o que houve. Vamos por uma pedra neste assunto. Não se fala mais nisso. A vida continua e estamos cheios de trabalho na agencia!
 
EMILIANO  -  (surpreso)  Desculpe, não entendi... o senhor quer dizer que...

OLIVEIRA RAMOS  -  (corta)  Quero dizer que, se o senhor quiser, o emprego ainda é seu! Estou lhe dando uma segunda chance e espero que saiba aproveitá-la!
 
EMILIANO  -  (emocionado, mal conseguia falar) Eu... eu não sei o que dizer... a não ser... muito obrigado, Dr. Oliveira. Muito obrigado!  O senhor não vai se arrepender de me dar mais esta oportunidade, eu juro!

CORTA PARA:

CENA 2  -  APARTAMENTO DE EMILIANO  -  SALA  -  INT.  -  TARDE.

PADRE VÍTOR DESCANSOU A MALA NO CHÃO PARA ABRAÇAR NÍVEA, MARIETA E EMILIANO, QUE ESTAVAM VISIVELMENTE EMOCIONADOS NA DESPEDIDA DO SACERDOTE.

EMILIANO  -  Muito obrigado por tudo, meu amigo!

PADRE VÍTOR  -  Eu que agradeço. Foi maravilhoso passar esses dias com vocês.

MARIETA  -  (apoiando a cabeça no peito do padre, olhos marejados)   Vá com Deus, padre!  Eu não sei o que faríamos sem sua ajuda!

O PADRE E NÍVEA  OLHARAM-SE DEMORADAMENTE. 

NÍVEA  -  Boa viagem, padre...

SEGUROU-LHE SUAVEMENTE A MÃO. A JOVEM ESTREMECEU IMPERCEPTÍVELMENTE, SENTINDO-SE ACANHADA.

PADRE VÍTOR  -  (com sinceridade) Foi um prazer enorme conhecê-la, Nívea.  Deus abençoe esta família.

ERA VISÍVEL O EMBARAÇO DOS DOIS NA PRESENÇA DOS PAIS DA JOVEM. PADRE VÍTOR TENTOU DIZER ALGO MAIS, MAS ACHOU MELHOR CALAR. FEZ UM ÚLTIMO ACENO E SAIU.   

CORTA PARA:

CENA 3  -  APARTAMENTO DE OLIVEIRA RAMOS  -  SALA  -  INT.  -  NOITE. 


OLIVEIRA RAMOS E SUSI SENTARAM-SE Á MESA DE JANTAR. MISS JULY ACABAVA DE SERVIR Á MESA.

OLIVEIRA RAMOS  -  (encantado)  Você está linda, minha querida!

HELÔ ENTROU NO RECINTO E ESFORÇAVA-SE PARA DISFARÇAR A IRRITAÇÃO.

OLIVEIRA RAMOS  -  Filha, que bom que chegou. Estávamos esperando você para jantar.

HELÔ NÃO AGUENTOU. DIRIGIU-SE A SUSI, COM DEBOCHE.

HELÔ  -  Como vai... mamãe?

SUSI  -  (sem deixar barato)  Eu estou ótima, querida! Você não acha que fica meio ridículo me chamar de mãe? Até mesmo porque temos quase a mesma idade...

HELÔ LEVANTOU-SE, FORA DE SI.

HELÔ  -  Sabe o que é ridículo? Você achar que todos somos trouxas ao ponto de acreditar que vai casar por amor e não para dar um  belo golpe do baú no meu pai! 

OLIVEIRA RAMOS  -  (enérgico)  Vocês duas, parem com isso!   

SUSI  -  Esse papel de filhinha de papai mimada e ciumenta não lhe cai bem, sabia?

HELÔ AVANÇOU CONTRA A FUTURA MADRASTA, CONTROLANDO-SE NO ÚLTIMO SEGUNDO, A EXPRESSÃO ENLOUQUECIDA.

HELÔ  -  Sua... sua idiota!

A JOVEM EXTRAVAZOU SUA IRA PEGANDO UM VASO DE PORCELANA E ATIROU-O CONTRA A PAREDE. DIRIGIU-SE PARA  A SAÍDA, BATENDO A PORTA ATRÁS DE SI.

OLIVEIRA RAMOS  -  (tentando alcançá-la)  Helô, minha filha! Volte aqui! Helô!

VOLTOU Á SALA DE JANTAR, TRANSTORNADO.

SUSI  -  (embaraçada)  Desculpe, amor... eu devia ter me controlado... Você viu: ela me provocou e perdi a cabeça!...

OLIVEIRA RAMOS  -  (paciente) Minha querida, você precisa saber que minha filha tem problemas.... Helô  tem crises de nervos que me deixam cada vez mais preocupado, intimidado, á beira do pânico...

SUSI  -  Eu... eu não sabia...

OLIVEIRA RAMOS  -  Se vamos nos casar, precisa saber, então. É preciso paciência e compreensão para lidar com ela.

MISS JULY RECOLHIA OS CACOS DO CHÃO.

OLIVEIRA RAMOS  -  (cenho franzido)  Miss July... sabe para onde ela foi?

MISS JULY  -  Ela não disse para onde ia, doutor.

OLIVEIRA RAMOS  -  Só espero que não faça nenhuma bobagem... Não gosto quando sai assim, desarvorada...

CORTA PARA:
   
 CENA 4  -  CASTELINHO  -  INT.  -  NOITE.


SENTADOS A UMA MESA, RICARDINHO E NÍVEA CONVERSAVAM.

RICARDINHO  -  (segurando a mão da jovem) Tava morrendo de saudades...  Me dá um beijo.

NÍVEA  -  (esquivando-se)  Pára, Ricardinho... não quero!

RICARDINHO  -  Você tá diferente, tá fria... qual é, Nívea? O que tá acontecendo?

NÍVEA  -  Você sabe tudo o que passei nos últimos dias... acho que ainda estou sensível, sei lá...

RICARDINHO  -  (desconfiado) Sei não... você tá estranha... tá distante, aérea... parece que nem tá curtindo me ver...

NÍVEA  -  Que bobagem, Ricardinho. Tá tudo bem, já disse.

RICARDINHO  -  (analisando a reação da jovem)  E o tal padreco, que ficou com você pra cima e pra baixo?   

NÍVEA  -  (estremeceu; procurou ser o mais natural possível)  O padre Vítor é um amigo da família. Trouxe notícias dos meus avós de Ibiúna. Você sabe o que aconteceu com meu pai... ele nos ajudou muito...

RICARDINHO  -  Sei...     mas não gostei nada de saber que ele não largou do seu pé!

NÍVEA  -  (recriminando-o)  Isso é jeito de falar de um padre, Ricardinho! Você tá louco?

HELÔ, MARIO MALUCO E VERINHA ACERCARAM-SE DA MESA, ANIMADOS. RICARDINHO PAGOU A CONTA E O GRUPO SAIU DO CASTELINHO.

CORTA PARA:

CENA 5  -  PRAIA DE IPANEMA  -  CALÇADÃO  -  NOITE.


RICARDINHO, MARIO MALUCO, NÍVEA, HELÔ E VERINHA ESTAVAM SENTADOS A UM BANCO EM FRENTE Á PRAIA.

HELÔ  -  (lembrando da discussão com Susi) Se eu pudesse, matava aquela mulher!

RICARDINHO  -  (provocando)  Vai se acostumando a respeitar sua futura madrasta!

HELÔ  -  (furiosa) Olha, não me provoca porque hoje eu sou capaz de tudo!

VERINHA  -  Gente, não comecem a brigar, por favor!

MARIO MALUCO  -  Tive uma idéia.... vamos pra Curva do Calombo apostar uma corrida?

RICARDINHO  -  Taí, gostei! Eu topo!

HELÔ -  Vamos, Nívea?

NÍVEA  -  Não sei... não estou muito legal... acho melhor ir pra casa...

HELÔ  -  De jeito nenhum! Você vem com a gente! Vem!

HELÔ PUXOU NÍVEA PELO BRAÇO ATÉ SEU CARRO. VERINHA SEGUIU-AS. RICARDINHO E MARIO MALUCO, CADA UM EM SUA MOTO, ARRANCARAM RUMO Á LAGOA.

CORTA PARA:

CENA  6  -  CURVA DO CALOMBO  -  EXT.  NOITE.  
       


TUDO ACONTECEU EM POUCOS MINUTOS: RICARDINHO E MARIO MALUCO DERAM PARTIDA EM SUAS MOTOS, LADO A LADO, CANTANDO PNEUS E DEIXANDO PARA TRÁS UMA NUVEM DE FUMAÇA BRANCA EM MEIO AO CHEIRO FORTE DE BORRACHA QUEIMADA. 

HELÔ DIRIGIA SEU CARRO ESPORTE, EM COMPANHIA DE NÍVEA E VERINHA. SEGUIA  AS MOTOS PERIGOSAMENTE, NA PISTA PARALELA, NA CONTRAMÃO,  OBRIGANDO OS CARROS A FREAR BRUSCAMENTE E DESVIAR NUMA MANOBRA ARRISCADA, PARA NÃO  COLIDIREM. NÍVEA E VERINHA GRITAVAM, NUM MISTO DE MÊDO E EXCITAÇÃO. HELÔ GARGALHAVA.

A SIRENE DE DUAS VIATURAS DA RADIO-PATRULHA SOOU, ENCURRALANDO-OS NUMA RUA SEM SAÍDA. OS POLICIAIS REVISTARAM TODOS, INCLUINDO AS DUAS MOTOS E O CARRO DE HELÔ.

POLICIAL  -  Estão todos presos!

CORTA PARA:

CENA 7  -  DELEGACIA DE POLICIA  -  INT.  -  NOITE.


O DELEGADO FONTOURA ENCARAVA, FURIOSO, OS ACUSADOS DE PROMOVER UMA SÉRIE DE INFRAÇÕES NA CURVA DO CALOMBO. PAROU, DIANTE DOS FILHOS, VERINHA E MARIO MALUCO.

DELEGADO FONTOURA  -  Seus... seus delinqüentes! Arruaceiros!

MARIO MALUCO  -  Calma ai, velho, pega leve! Não é bem assim...

DELEGADO FONTOURA  -  (cortou, vermelho de raiva)  Cabo Jorge, quero todos em cana, seja quem for!

HELÔ  -  (revoltada) Peraí, o senhor não pode falar assim não! Não somos marginais e o senhor sabe disso muito bem!

DELEGADO FONTOURA  -  Tanto posso, como vou prender todos vocês! Marginais sim! E acho melhor ficar quieta, mocinha, ou acrescento á sua ficha desacato á autoridade!

RICARDINHO  -  Helô, segura tua onda, não piora as coisas...

HELÔ  -  (possessa)  Não pode, não! Quero falar com meu pai! Quem o senhor pensa que é? Hem? Quem pensa que é? Quero ir embora agora!

DELEGADO FONTOURA  -  (sorriu, irônico)  Ninguém vai embora, mocinha! Cabo, leve todos pro xadrez!

HELÔ  -  (fora de si)  Se alguém tocar em mim, eu acabo com isso aqui! Eu quebro tudo! Tudo!

DESVAIRADA, HELÔ COMEÇOU A QUEBRAR E JOGAR NO CHÃO TUDO O QUE VIA PELA FRENTE: TELEFONE, PAPÉIS, MÁQUINA DE CALCULAR, LIVROS E ATÉ UMA CADEIRA.

DELEGADO FONTOURA  -  (gritou, resfolegando)  Levem essa louca pra cela! Quero todos atrás das grades!
 

FIM DO CAPÍTULO 7
Mario Maluco (Osmar Prado), Verinha (Djenane Machado) e Ricardinho (Carlos Vereza)
e no próximo capítulo...
 Helô, Ricardinho, Nívea, Verinha e Mario Maluco se meteram numa enrascada daquelas! O que acontecerá à turma? Vão ser presos? 
Como reagirá o banqueiro Oliveira Ramos ao saber da prisão da filha?
Jurema de Alencar, a amante ciumenta de Ricardinho, entra em cena.

NÃO PERCA O CAPÍTULO 8 DE






Nenhum comentário:

Postar um comentário