quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU - Capítulo 11

Novela de Toni Figueira
Inspirada na Obra de Dias Gomes


CAPÍTULO 11


Personagens deste capítulo:

HELÔ (Dina Sfat)
NÍVEA (Renata Sorrah)
PADRE VÍTOR (Francisco Cuoco)
SAMUCA (Paulo José)
RICARDINHO (Carlos Vereza)
MARIETA ( Wanda Lacerda)
EMILIANO (Paulo Padilha)
ZÉ GREGÓRIO (Adalberto Silva)
MISS JULY (Lídia Mattos)
SEU JUQUINHA
DONA SANTINHA
        
CENA 1  -  IBIÚNA  -  CASA DE D. SANTINHA  -  SALA  -  INT.  -  DIA.
 
D. SANTINHA E SEU JUQUINHA ARREGALARAM OS OLHOS QUANDO NÍVEA ADENTROU NA RESIDÊNCIA AO LADO DO PADRE VÍTOR, COM UM SORRISO DE FELICIDADE ESTAMPADO NO ROSTO. O PADRE MOSTRAVA SERENIDADE E SEGURANÇA NO OLHAR.

D. SANTINHA  -  (surprêsa) Mas... o que é isso... o que está acontecendo?

NÍVEA  -  Vó... Vô... nós temos uma notícia pra dar pra vocês. Eu e Vítor... (olharam-se com amor e cumplicidade)  nos amamos e vamos nos casar!

SEU JUQUINHA  -  Mas isso... é uma loucura!

D. SANTINHA EMPALIDECEU E FOI AMPARADA PELA NETA E PELO PADRE PARA NÃO CAIR.

D. SANTINHA  -  Vocês estão brincando... ou estão malucos?

NÍVEA  -  Calma, Vó... (ajudou-a a sentar numa poltrona)  Não estamos brincando. Estamos indo hoje mesmo pro Rio contar a novidade pra meus pais.

D. SANTINHA  -  (incrédula)  Mas... mas ele é um padre!

VÍTOR  -  (adiantou-se e falou, com tranquilidade)  Infelizmente, terei que renunciar aos meus votos, D. Santinha. E estou certo que Deus está abençoando este amor. Nós não procuramos. Simplesmente... aconteceu!

NÍVEA  -  Isso mesmo, Vovó... nós não procuramos isso... Aconteceu de repente... muito mais forte do que a nossa vontade. É amor, Vó.... Deus não pode condenar isso. (fitou Vítor com ternura) Duas pessoas que se amam. Queremos viver esse amor sem medo, com a sua bênção. Queremos nos casar, Vó!




CENA  2  -  RIO DE JANEIRO  -  APARTAMENTO DE EMILIANO -  SALA  -  INT.  -  NOITE.

EMILIANO E MARIETA JANTAVAM, QUANDO A CAMPAINHA TOCOU. ANSIOSA, A MULHER CORREU PARA A PORTA E ABRIU. NÍVEA E VÍTOR ENTRARAM, DE MÃOS DADAS. DE UM LADO, O JOVEM CASAL SORRIA, FELIZ. DO OUTRO, O CASAL DE MEIA-IDADE ESTANCOU, PARALISADO, TENTANDO ENTENDER A SITUAÇÃO.

NÍVEA  -  (abraçou a mãe, a felicidade estampada no olhar) Mãe! Que saudade!

MARIETA  -  Filha! Padre Vítor!

EMILIANO ABRAÇOU VÍTOR COM ALEGRIA.

EMILIANO  -  Padre, que prazer tê-lo de volta em nossa casa!

VÍTOR  -  O prazer é meu, seu Emiliano.  Eu também estou muito contente em rever o senhor e D. Marieta!

NÍVEA  -  Mãe... pai... temos uma surpresa pra vocês! Eu e Vítor... vamos nos casar!

MARIETA  -  (perplexa)  Quê? Vocês? Mas...

NÍVEA E VÍTOR DERAM-SE AS MÃOS NOVAMENTE E FITARAM-SE, COM AMOR.

NÍVEA  -  Nós nos amamos... e vamos assumir o nosso amor.

VÍTOR  -  Seu Emiliano... D. Marieta... eu vou abrir mão dos meus votos...  deixar de ser padre para casar com sua filha. E gostaríamos de ter sua bênção e seu apoio.

MARIETA ESTAVA PASMA, SEM SABER O QUE DIZER. EMILIANO, PASSADO O PRIMEIRO MOMENTO, REAGIU AMIGÀVELMENTE.

EMILIANO  -  Bem, realmente fomos pegos de surpresa... Mas depois do susto inicial, quero dizer que fico muito feliz. Padre Vít... quer dizer, Vítor, você é um homem íntegro, de caráter... enfim, minha filha não poderia ter feito melhor escolha!

MARIETA  -  (ainda atordoada com a notícia)  Eu bem desconfiei dessa ida repentina da Nívea para Ibiúna... sabia que havia algo por trás disso tudo... Mas nunca imaginei que... Bem, ainda não me acostumei com a idéia, mas só posso desejar muitas felicidades a vocês, meus queridos!

MARIETA ABRAÇOU O CASAL, ENTERNECIDA.
        
EMILIANO  -  Vou levar sua mala para o quarto dos fundos, Vítor.

VÍTOR  -  Obrigado, seu Emiliano. Vai ser só por esta noite. Amanhã á noite vou a São Paulo falar com o senhor Bispo, que prometeu me ajudar... 


CORTA PARA:

CENA  3  -  APARTAMENTO DE OLIVEIRA RAMOS  -  SALA  -  INT.  DIA.


MISS JULY ABRIU A PORTA E NÍVEA ENTROU, SORRIDENTE.

NÍVEA  -  Bom dia, Miss July! Tudo bem?

MISS JULY  -  (simpática) Nívea! Que bom que voltou! Fez boa viagem?

NÍVEA  -  Ótima!  Melhor impossível! Helô está em casa?

MISS JULY  -  Deve estar acordando! Vá ao quarto dela! Vá! Ela vai gostar de ver você!

NÍVEA  -  Obrigada, Miss July!

A JOVEM DIRIGIU-SE PARA O INTERIOR DO AMPLO APARTAMENTO DO BANQUEIRO.

CENA 4  -  APARTAMENTO DE OLIVEIRA RAMOS -  QUARTO DE HELÔ  -  INT.  -  DIA.        

HELÔ E NÍVEA ABRAÇARAM-SE, FELIZES.

HELÔ  -  Amiga, que saudade!

NÍVEA  -  Eu também, amiga! Tava louca pra te ver e contar as novidades! Vim o mais cedo que pude!

SENTARAM-SE NA CAMA, EXCITADAS.

HELÔ  -  Nossa... fiquei curiosa! Tá com uma cara feliz.... o que aconteceu?

NÍVEA  -  Notícia bombástica: vou me casar!

HELÔ FICOU SÉRIA, AR DESCONFIADO.

HELÔ  -  (engoliu em sêco)  Ca.. casar? Mas como? Com quem?

NÍVEA  -  Lembra do padre Vítor, da bolada na praia? Estamos apaixonados e vamos casar!

HELÔ ARREGALOU OS OLHOS, CONFUSA.

HELÔ  -  Peraí... acho que não entendi.... você está dizendo que vai casar com um padre? Ficou louca?

NÍVEA  -  (divertiu-se com o espanto da amiga)  Já estou ficando até acostumada com este tipo de reação quando as pessoas ficam sabendo... Vítor vai largar a batina. Vai deixar de ser padre pra casar comigo! (abraçou Helô, feliz) Ai, amiga, acho que nunca fui tão feliz em toda a minha vida! O Vítor é um homem maravilhoso, um príncipe!

HELÔ AFASTOU-SE, SÉRIA, MAL DISFARÇANDO A INDIGNAÇÃO.

HELÔ -  Mas isso é uma loucura! Você não pode fazer isso!

NÍVEA  -  (sorriu, desconcertada) Que isso, Helô, eu sei que você se preocupa comigo...  Vai dar tudo certo. Fica tranquila, vai... Eu estou muito feliz, isso é o que importa...

HELÔ  -  Vai abrir mão dos seus amigos, vai abandonar a sua turma por um cara que acabou de conhecer, e ainda por cima, padre? Não, não tô acreditando nisso! Você tá brincando!

NÍVEA  -  (assustada com a reação da amiga)  -  Helô, calma... Olha, eu passei aqui pra te chamar  pra ir á praia comigo. Tô louca pra entrar no mar e pegar um solzinho... lá a gente conversa e te conto tudo, como aconteceu... Vamos?

HELÔ  -  (sem se conter)  Isso é uma palhaçada! Você me conta um absurdo desses e me chama pra ir á praia?

NÍVEA  -  É que eu... eu pensei que você ia ficar feliz em saber...

HELÔ  -  Feliz? Isso é uma traição! Você é uma traidora! Eu não esperava isso de você!

COM MÃOS TRÊMULAS, HELÔ ABRIU A PORTA DO QUARTO E MOSTROU A SAÍDA PARA NÍVEA.

HELÔ  -  Sai daqui, Nívea! Vai embora!

NÍVEA  -  Poxa, Helô, eu nunca pensei...

HELÔ  -  (exaltada)  Sai! Sai! Sai daqui!

NÍVEA SAIU, CHOCADA. TRANSTORNADA, HELÔ BATEU A PORTA COM RAIVA, Á BEIRA DE UMA CRISE DE NERVOS.

HELÔ  -  Ai, que ódio! Idiota! Isso não pode dar certo! Aposto que vai quebrar a cara!

CENA 5  -  PRAIA DE IPANEMA  -  EXT.  -  DIA.
NÍVEA ESTAVA SENTADA NA AREIA, OLHANDO DISTRAÍDA PARA O MAR, QUANDO RICARDINHO SURGIU E SENTOU AO SEU LADO.

RICARDINHO  -  Oi, gata!

A JOVEM VOLTOU-SE E FITOU O EX-NAMORADO, SURPRÊSA.

NÍVEA  -  Ricardinho! Como me encontrou aqui?

RICARDINHO  -  Eu soube que você voltou de Ibiúna e liguei pra sua melhor amiga... simples.

NÍVEA  -  Helô...

RICARDINHO  -  Lógico! E ela me contou uma história meio bizarra, que você vai casar com o padreco!

NÍVEA  -  (olhou-o, séria)  É verdade. Nós descobrimos que nos amamos. Vítor vai deixar de ser padre... e vamos casar. É melhor que você saiba de uma vez.

RICARDINHO  -  (encarou-a, revoltado)  Não vou perder essa parada assim... ainda mais para um padre, pra todo mundo ficar me zoando! Por quê você fez isso? Porque prometeu casar com você?

NÍVEA  -  Você sabe que não é só por isso...

RICARDINHO  -  Sempre achei essa história de casar uma besteira! E ele não vai se casar com você, está ouvindo?

NÍVEA  -  (assustada)  Que isso, Ricardinho... tá me ameaçando? Tá louco?

RICARDINHO  -  Desculpe... falei besteira... desculpe...

RICARDINHO SENTIA O SANGUE FERVER, MAS FEZ O POSSÍVEL PARA DISFARÇAR. OLHOU EM VOLTA. ÀQUELA HORA, HAVIAM POUCAS PESSOAS NAQUELE PEDAÇO DE PRAIA. A ALGUNS METROS DE DISTANCIA, DIVISOU A PLACA  E LEU “ATENÇÃO: PERIGOSO NADAR”.

RICARDINHO  -  (convidou, tentando parecer amigável) Vamos nadar?

LEVANTOU-SE E ESTENDEU A MÃO PARA A MOÇA, QUE SORRIU E ENTENDEU AQUELE GESTO COMO UM SINAL DE PAZ ENTRE ELES. CAMINHARAM  PARA O MAR E ENTRARAM NAS ÁGUAS GELADAS DE IPANEMA.

PERTO DALI, EM UM PONTO ESTRATÉGICO, O GUARDA-VIDAS ZÉ GREGÓRIO ASSISTIA A TUDO, ATENTO.

RICARDINHO MOSTRAVA-SE DESCONTRAÍDO E BRINCALHÃO. FOI TUDO MUITO RÁPIDO: OS DOIS FORAM PUXADOS PELA CORRENTEZA. RICARDINHO NADOU PARA A PARTE MAIS RASA. NÍVEA TENTOU VOLTAR, MAS NÃO CONSEGUIA E COMEÇOU A ENTRAR EM DESESPÊRO, SEM CONDIÇÕES DE NADAR MAIS.

NÍVEA  -  (num grito rouco, quase sem forças)  Socorro! Ricardinho! Socorro!

RICARDINHO FICOU PARADO, SEM ESBOÇAR QUALQUER REAÇÃO. HAVIA ÓDIO EM SEU OLHAR.

ZÉ GREGÓRIO PERCEBEU QUE ALGO ERRADO ESTAVA ACONTECENDO E AGIU: EM SEGUNDOS, ATIROU-SE AO MAR, ALCANÇOU A JOVEM E ARRASTOU-A PARA A AREIA. NÍVEA TOSSIA MUITO, RESFOLEGANDO ASSUSTADA.

ZÉ GREGÓRIO  -  Você está bem, moça?

NÍVEA  -  (ofegante) Tou bem... obrigada... muito... obrigada...

ZÉ GREGÓRIO  -  Se eu não estivesse de olho, você podia ter morrido! (apontou a placa) Não viram a placa de perigo? A correnteza tá muito forte nesse local, justamente onde seu amigo lhe levou pra nadar!

NÍVEA  -  Desculpe... eu... eu não vi...

A POUCOS METROS DALI, NO CALÇADÃO, RICARDINHO DEU PARTIDA E ACELEROU A MOTO, SEM OLHAR PARA TRÁS.

CENA 6  -  APARTAMENTO DE EMILIANO  -  SALA  -  INT.  -  DIA. 

MARIETA  -  Filha! Você está pálida! O que aconteceu?

MARIETA ASSUSTOU-SE AO VER A FILHA ENTRAR EM CASA, ABATIDA.

NÍVEA  -  Tá tudo bem, mãe... só estou um pouco cansada.  Onde está Vítor?

MARIETA  -  Seu noivo foi comprar a passagem. Disse que vai hoje á noite a São Paulo.

NÍVEA  -  É, eu sei... ele vai conversar com o Bispo...

CENA 7  -  APARTAMENTO DE EMILIANO  -  QUARTO DE NÍVEA  -  INT.  -  DIA.

NÍVEA SAIU DO BANHO ENROLADA NUMA TOALHA. ENXUGAVA OS CABELOS, A EXPRESSÃO DE PREOCUPAÇÃO.  FOI ATÉ A ESCRIVANINHA, ABRIU UMA GAVETA E RETIROU UM LIVRO DE CAPA PRETA. SENTOU-SE, ABRIU UMA PÁGINA E ESCREVEU: “URGENTE: PRECISO RECUPERAR AS FOTOS COM RENATÃO!”

NÍVEA  -  (para si)  Preciso reaver aquelas fotos! Renatão e Samuca vão ter que me devolver!

CORTA PARA:

CENA  8  -  CASTELINHO  -  INT.  -  TARDE

NÍVEA ESTAVA SENTADA A UMA MESA DO BAR, QUANDO SAMUCA APROXIMOU-SE, SORRINDO.

SAMUCA  -  Oi, Nívea! Recebi seu recado na pensão! Maria Lúcia disse pra encontrar você aqui...

NÍVEA  -  (levantou-se e encarou o rapaz, aflita)  Samuca, eu quero as minhas fotos! Aquilo foi um momento de desespero, eu tou muito arrependida... Vocês não podem vender aquelas fotos, eu preciso delas de qualquer jeito!

FIM DO CAPÍTULO 11
e no próximo capítulo...

*** Ricardinho, disposto a vingar-se, combina com Mario Maluco dar um susto em Vítor e Nívea. Jurema ouve e fica desconfiada. Conseguirão seu intento?

*** Nívea, prestes a casar-se com Vítor, teme que suas fotos de nú para a revista estrangeira atrapalhem seu noivado e, determinada a reavê-las, vai á procura de Renatão!

***No próximo capítulo, momentos decisivos, ação e suspense!

NÃO PERCA O CAPÍTULO 12 DE

Nenhum comentário:

Postar um comentário