sábado, 6 de setembro de 2014

O HOMEM QUE DEVE MORRER - Capítulo 55


Novela de Janete Clair

Adaptação de Toni Figueira

CAPÍTULO 55

Participam deste capítulo

Cyro  -  Tarcísio Meira
Otto  -  Jardel Filho
Inês  -  Betty Faria
Zoraida  -  Jurema Penna
Baby  -  Claudio Cavalcanti
Rosa  - Ana Ariel
Daniel  -  Paulo Araújo
Lia  -  Arlete Sales
Dr. Max  - Alvaro Aguiar
Enfermeira Dirce  - Sônia Ferreira
Dona Conceição  - Zeni Pereira

CENA 1  -  PALACETE DO COMENDADOR LIBERATO  -  SALA DE JANTAR  -  INTERIOR  -  NOITE

AOS POUCOS ZORAIDA DOMINAVA POR COMPLETO A MOÇA HUMILDE DA VILA DOS PESCADORES. PASSADO MAIS DE UM MÊS DO CASAMENTO, INÊS SOFRIA A TORTURA DAS REPREENSÕES DIÁRIAS, SUCESSIVAS, DA VELHA GOVERNANTA. ELA NÃO PERDOAVA A MULHER QUE HAVIA APRISIONADO BABY NUMA TEIA, LEVANDO-O ÀQUILO QUE MAIS DETESTAVA: O CASAMENTO. PARA ELA, INÊS ERA UMA INTRUSA. NÃO TINHA DIREITO A PERMANECER NAQUELA RESIDENCIA DE GENTE DE UM OUTRO PADRÃO SOCIAL. ERA BURRA. INCULTA. GENTINHA.

E NAQUELA NOITE A JOVEM DESCERA DE SEUS APOSENTOS PARA ESPERAR O MARIDO.

ZORAIDA  -  (falou com rudeza) Ele não chega cedo!

INÊS  -  Eu espero, ué. A não ser que a senhora não queira que eu espere ele aqui. Nesse caso, vou pro meu quarto...

ZORAIDA  -  (com azedume, sem fitar a mulher que detestava) Você pode esperar onde quiser!

INÊS  -  Leandro disse... que eu tou na minha casa. Que eu tenho o direito de ficá aqui ou no quarto. Disse até pra mim tomá banho de piscina, amanhã cedo. É que eu nunca entrei numa piscina e tenho medo.

A VELHA FITOU-A COMO SE A JOVEM FOSSE UMA PROSTITUTA.

ZORAIDA  -  (estava lívida) Baby não pode ter dito isto. Ele sabe que esta casa é do pai dele. Portanto a dona da casa teria de ser a esposa do senhor comendador, se estivesse viva. A esposa de Baby só pode estar aqui de favor...

INÊS  -  O Leandro disse...

ZORAIDA  -  (cortou) E pare de chamar o meu menino de Leandro! Só quem chamava ele assim era eu, quando pequeno! Ninguém mais!

INÊS  -  Mas eu gosto mais de Leandro...

ZORAIDA  -  (ordenou) Chega! Eu não quero que você o chame de Leandro e basta!

INÊS CALOU A BOCA E SE ACONCHEGOU A UM CANTO, DESOLADA.

CORTA PARA:

CENA 2  -  HOSPITAL  -  QUARTO ESPECIAL  -  INTERIOR  -  DIA

OTTO MULLER OLHAVA O QUARTO CLARO, A IMAGEM DE CRISTO NO ALTO, À CABECEIRA DA CAMA. AS PERSIANAS ABERTAS. UM MUNDO INTEIRAMENTE NOVO. COMO SE DESPERTASSE DE UM SONHO TRANQUILO E REPARADOR. ATÉ SE SENTIA BEM. COM ENERGIA REDOBRADA. OLHOU A ENFERMEIRA A SEU LADO. MORENA. DE BRANCO. COM A BANDEJA CHEIA DE MEDICAMENTOS, COPOS E INSTRUMENTOS MÉDICOS.

VIU QUANDO A PORTA SE ABRIU E O DR. CYRO VALDEZ ENTROU NO QUARTO. A ENFERMEIRA FOI A SEU ENCONTRO, ANIMADA.

ENFERMEIRA  -  Ele está muito bem hoje, doutor. Perguntou quando o senhor viria. Hoje está plenamente consciente, mas guarda ainda recordações de ontem, quando voltou a si. Falou do transplante.

CYRO  -  (aproximou-se do paciente e sorriu, amistosamente) Estou satisfeito de ver que o senhor está se recuperando bem...

OTTO  -  (olhou-o demoradamente e falou com dificuldade) Então... é verdade... que estou de coração novo, doutor?

CYRO  -  Está, Sr. Otto. Um coração forte, muito melhor do que aquele seu, que estava pedindo socorro.

OTTO  -  (em voz baixa, como se pensasse alto) Estranho isso... é uma sensação por demais... como posso dizer?... Uma sensação muito forte... saber que em meu peito bate o coração de outra pessoa... que já morreu!

CYRO  -  Espero que esta sensação não lhe seja prejudicial. Deve encarar o fato cientificamente. Nós lhe salvamos a vida porquê trocamos o seu coração.  A não ser que preferisse acordar no outro mundo...

OTTO  -  Não... foi bom, muito bom, acordar aqui... neste quarto... que me parece ser da Terra. (perguntou, brincando) É a Terra, não é?

ENFERMEIRA  -  (sorrindo também e ajeitando o travesseiro sob a cabeça do operado) Ele está de bom humor! Vejam só!

OTTO  -  (esboçando um sorriso antipático) Não me diga que o meu coração novo é de mulher!

CYRO  -  (sorridente) Posso lhe garantir que é de homem. Um homem forte... rijo... bom.

CYRO TOMOU O PULSO DE OTTO E CONTOU AS PULSAÇÕES. LEU A FICHA QUE A ENFERMEIRA LHE ENTREGOU E ENCOSTOU O ESTETOSCÓPIO NO PEITO ENFAIXADO DO DOENTE. TUDO EM ORDEM.

OTTO  -  Estou passando por algum período perigoso?

CYRO  -  Estamos superando-o.

OTTO  -  Por que me mantém neste quarto tão especial?

CYRO  -  Para evitar qualquer espécie de contágio. O senhor está proibido de ficar doente!

OTTO  -  Quando... poderei... voltar... para o outro quarto?

CYRO  -  Dentro de alguns dias. Tenha um pouco mais de paciência.

ENFERMEIRA  -  Parece que está correndo tudo bem, não, doutor?

CYRO  -  (concordou) Vamos aumentar a dose de antibiótico e conferir de hora em hora o ritmo cardíaco.

E DURANTE ALGUNS SEGUNDOS O CIRURGIÃO PRESCREVEU O TRATAMENTO E OS CUIDADOS ESPECIAIS DEVIDOS AO DOENTE. LOGO APÓS, A ENFERMEIRA DEIXOU O QUARTO.

OTTO ESTENDEU A MÃO, AINDA FRACA, E SEGUROU A DO MÉDICO. CYRO VOLTOU-SE, ADMIRADO.

OTTO  -  Eu... lhe devo a vida, doutor!

CYRO  OLHOU-O FIXAMENTE. TODA UMA SÉRIE DE LEMBRANÇAS LHE PASSARAM PELA MENTE, COMO NUM FILME DE CINEMA.

CYRO  -  Não especialmente a mim, Sr. Otto.

OTTO  -  De qualquer maneira eu lhe agradeço. E sei ser agradecido... quando quero. Eu me sinto ligado a senhor por um elo muito forte, que se chama vida. A minha vida, doutor. Estou muito comovido pelo fato de estar vivo. É muito bom... a gente estar vivo! E eu quero ficar assim muito tempo, ainda! Eu quero viver... eu quero. E o senhor tem de me ajudar!

CORTA PARA:
Baby e Inês

CENA 3  -  PALACETE DO COMENDADOR LIBERATO  -  QUARTO DE INÊS -  INTERIOR  -  DIA

PELA PRIMEIRA VEZ INÊS TINHA RECEBIDO A VISITA DA MÃE E DO IRMÃO, DANIEL, EMBORA ZORAIDA SE MOSTRASSE FRANCAMENTE DESPEITADA. A PRESENÇA DE BABY CONTORNARA OS PROBLEMAS, MAS AOS OLHOS DE ROSA TUDO FICARA MUITO CLARO: A FILHA VIVIA UMA VIDA INFERNAL, PRESA NUM PALÁCIO DOURADO!

DEPOIS DAS DESPEDIDAS, BABY CORRERA PARA SEU LADO.

INÊS  -  (irônica) Será que eu representei bem?

O MARIDO TIRAVA O PALETÓ E SE SENTAVA À BEIRA DA CAMA.

BABY  -  Do que está falando?

INÊS  -  Representei bem... o papel de mulher casada feliz?

BABY  -  Por que a graça? Você não é feliz?

INÊS  -  Acha que eu sou?

BABY  -  Você tem o que quer, não?

INÊS  -  Acha que tenho?

BABY  -  (aborrecido) Acha... não acha, que onda é essa?

INÊS  -  Fiz de tudo... pra que meu irmão pensasse que eu tou feliz... pra não estragá teus plano.

BABY  -  Que bobajada você está dizendo, Inês!

INÊS  -  Eu falo... do apoio que meu irmão tem que te dá... nas mina. Eu não quero que ele deixa de te dá o apoio. Então... não contei nada... que você não liga pra mim... que a gente mal se vê. Que você entra neste quarto quando te dá na bola... que me esquece o dia inteiro, aqui... que beija outra mulher na minha frente (referia-se à noite em que Baby voltara à casa com Tula, embriagados e se beijaram diante dos olhos agoniados da esposa infeliz) ... que Tula te telefona o dia inteiro pra ir se encontrá com ela, porque tá com dor de cotovelo e você serve pra aliviá o mal dela... ela tá gamadona pelo Cesário... teu capataz! Nada disso eu contei pro meu irmão... só pra não te estragá diante dele.

BABY  -  (levantou-se, amuado) Eu sabia que você ia estragar tudo. Entrei aqui... e entrei com disposição de ficar com você...

INÊS  -  Pra mim num pensá que você tava fingindo na frente do meu irmão e da mãe. Mas pode deixá, Leandro... num conto pra ninguém... que nosso casamento... foi um tremendo erro. Pode deixá!

BABY  -  (apontando-lhe o dedo) Olhe... é você quem não quer viver bem. O que eu não aguento é mulher chata!

INÊS  -  Tula não é chata? Hem? Me diga! Tula não é chata?

BABY NÃO RESPONDEU. BATEU A PORTA COM VIOLENCIA E SE AFASTOU APRESSADO. OS PASSOS PERDERAM-SE NA ESCADARIA DE ACESSO AO PAVIMENTO INFERIOR.

CORTA PARA:

CENA 4  -  HOSPITAL  -  QUARTO DE OTTO  -  INTERIOR  -  DIA

JÁ SE TINHAM PASSADO 25 DIAS DA OPERAÇÃO. OTTO FÔRA REMOVIDO PARA SEU ANTIGO QUARTO, ULTRAPASSADA A FASE PIOR.
NAQUELA MANHÃ, O PRÓPRIO DIRETOR DO HOSPITAL, DR. MAX, EM COMPANHIA DA ENFERMEIRA-CHEFE, CUIDAVA DO PACIENTE.

OTTO  -  (com otimismo) Ainda bem que estou de novo neste quarto. Aquele outro... podem apelidá-lo de quarto dos suplícios.

DR. MAX  -  Não é tanto assim, Sr. Otto!

OTTO  -  Só eu sei o que sofri... parece que paguei por todos os meus pecados. Sondas e sondas por todos os orifícios do meu corpo... nariz, boca... e aquela coisa horrível que me enfiavam no peito... para retirar a secreção.

DR. MAX  -  Esqueça... já passou e o senhor está pronto para outra.

DR. MAX ACABARA DE EXAMINAR O PACIENTE E CONSTATARA O EXCELENTE ESTADO GERAL. TUDO FUNCIONANDO ÀS MIL MARAVILHAS NO ORGANISMO DO ALEMÃO.

OTTO  -  (franziu a testa, antes de fazer a pergunta que o deixava intrigado) O homem que me deu o coração era... jovem e bonito, doutor?

A ENFERMEIRA OLHOU DISCRETAMENTE PARA O MÉDICO.

DR. MAX  -  Dona Dirce é quem o viu. Confesso que quem se incumbiu de tudo foi o Dr. Cyro.

ENFERMEIRA  -  (assentiu, sorrindo meio sem graça) Era... era jovem e bonito!

OTTO  -  (brincalhão) Por isso é que já estou apaixonado por todas as enfermeiras deste hospital...

SORRIRAM TODOS.

ENFERMEIRA  -  Pelo menos o dono do coração devia ser um sujeito bem humorado. Porque o senhor está com um humor fora do comum...

OTTO  -  Estou contente de estar vivo... Mas, não sei bem se vale a pena estar vivo.

OS OLHOS AZUIS DE OTTO MULLER TORNAVAM A GANHAR LUMINOSIDADE. A LUMINOSIDADE MALÉFICA DO HOMEM QUE TORTURAVA, MATAVA E FAZIA MAL A MEIO MUNDO.

ENFERMEIRA  -  (dirigiu-se ao médico-diretor) A família dele, toda, está esperando para entrar. Posso deixá-los?

DR. MAX  -  É a primeira vez que o vêem depois da operação?

ENFERMEIRA  -  A primeira que conversam com ele. Que o veem consciente.

DR. MAX  -  Deixe entrar... dois por vez... e previna para que não o façam falar.

CORTA PARA:

CENA 5  -  HOSPITAL  -  CORREDOR  -  INTERIOR  -  DIA

AFASTADA DE TODOS, QUASE IGNORADA PELOS QUE TRANSITAVAM PELO CORREDOR, A VELHA NEGRA, GORDA, CABELOS GRISALHOS, ESPERAVA PACIENTEMENTE A ABERTURA DA PORTA. VIU QUANDO A ENFERMEIRA SAIU DO QUARTO ONDE SE ACHAVA O OPERADO. LEVANTOU-SE E PEGOU-A PELO BRAÇO, COM FORÇA SURPREENDENTE.

DIRCE  -  (voltou-se assustada) A senhora está esperando... o quê?

DONA CONCEIÇÃO  -  Me dissero que o duente já tá recebendo visita.

DIRCE  -  Sim. E daí?

DONA CONCEIÇÃO  -  Daí, moça... que eu quero vê ele!

DIRCE  -  (encarou a velha, admirada) A senhora?

DONA CONCEIÇÃO  -  (decidida) O Doutô Cyro me prometeu... que quando ele tivesse melhó... eu podia vê ele.

DIRCE  -  É que... o Dr. Cyro... não está aí.

DONA CONCEIÇÃO  -  (suplicou, com as mãos postas) Dá um jeitinho! Pelo amor de Deus... me deixa entrá... pra vê esse home. Pelo amor de Deus!

CORTA PARA:

CENA 6  -  HOSPITAL  -  SALA DE ESPERA  -  INTERIOR  -  NOITE

LIA RECONHECEU A VELHA E SUSPIROU FUNDO.

DONA CONCEIÇÃO EXPLICOU O MOTIVO DE SUA PRESENÇA ALI. QUERIA APENAS VER O HOMEM EM CUJO PEITO PULSAVA O CORAÇÃO DO FILHO, DE QUEM MORRIA DE SAUDADE. E AGORA LÁ ESTAVA ELA DIANTE DE OTTO MULLER. JÁ ERA NOITE E O QUARTO ESTAVA ÀS ESCURAS. CONCEIÇÃO ENTROU, EMOCIONADA. O CORAÇÃO AOS PULOS. APROXIMOU-SE DO LEITO DE OTTO MULLER, QUE DORMIA PROFUNDAMENTE. OLHOU-O ENTERNECIDA À LUZ DO PEQUENO ABAJUR.

DONA CONCEIÇÃO  -  (falou baixinho como se orasse a Deus) Deixa eu só... pegá no rosto dele, moça. Um pouquinho só... um pouquinho!

LIA  -  (ordenou, atemorizada) Não, Dona Conceição, não!

OTTO RESPIRAVA FUNDO.

DONA CONCEIÇÃO  -  Eu tenho de fazê isso. Quero só senti... o coração!

A VELHA MULHER COLOCOU DUAS MÃOS NEGRAS SOBRE O PEITO BRANCO DO HOMEM QUE ODIAVA OS NEGROS. OS DE SUA RAÇA. COM ESPANTO, LIA OUVIU O MURMÚRIO DA VELHA NEGRA.

DONA CONCEIÇÃO  -  Meu filho! Meu filho!

OTTO GEMEU E DESPERTOU, ESFREGANDO OS OLHOS AO MESMO TEMPO EM QUE LIA EMPURRAVA A MULHER PARA FORA DO QUARTO, EM PENUMBRA. O DESPERTAR FÔRA BREVE, INCONSCIENTE COMO NUM SONHO. OTTO VOLTOU A DORMIR SEGUNDOS DEPOIS, ENQUANTO LIA ACARINHAVA-LHE O ROSTO E A CABEÇA.

FIM DO CAPÍTULO  55


quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O HOMEM QUE DEVE MORRER - Capítulo 54


Novela de Janete Clair

Adaptação de Toni Figueira

CAPÍTULO 54

Participam deste capítulo

Cyro  -  Tarcísio Meira
Ricardo  -  Edney Giovenazzi
Cesário  -  Carlos Eduardo Dolabela
Dr. Roberto  -  Paulo Cesar Pereio
Godoy  -  Ivan Cândido
Orjana  -  Neusa Amaral
Prof. Valdez  -  Enio Santos


CENA 1  -  VILA DOS MINEIROS  - CEMITÉRIO  -  EXTERIOR  -  DIA

CENTENAS DE MINEIROS ACOMPANHAVAM O CORPO DE VICENTÃO ATÉ O HUMILDE CEMITÉRIO DA GENTE POBRE DA REGIÃO. CRUZES TÔSCAS, COM NÚMEROS ILEGÍVEIS, DESBOTADOS PELO TEMPO, ASSINALAVAM O LOCAL ONDE DESCANSAVAM MUITOS DAQUELES QUE HAVIAM DADO SUA VIDA PELO PROGRESSO DA COMPANHIA DE VALONGO. NA CAPELINHA CAIADA, O CADÁVER FICOU EXPOSTO Á VISITAÇÃO DOS COMPANHEIROS E FAMILIARES. COBERTO DE FLORES, DEIXANDO VER APENAS O ROSTO ENEGRECIDO AINDA MAIS COM OS TALHOS E CONTUSÕES DO DESASTRE. VICENTÃO DESCANSAVA NUM CAIXÃO DE TERCEIRA.

CESÁRIO APROXIMOU-SE DO ENGENHEIRO, APOIADO NA CAPOTA DO SEU CARRO CINZA.

CESÁRIO  -  Preciso conversar com o senhor!

RICARDO  -  (olhou-o com ódio e nojo) Conversar o quê, miserável?

CESÁRIO  -  Falou com sua mulher? Sua filha?

RICARDO  -  Já sei de tudo. Você está pensando que pode me sujeitar à sua vontade... porque viu o acidente! Eu imagino o que você está pretendendo! Mas fique sabendo que eu não vou dar minha filha em casamento a um tipo como você!

CESÁRIO  -  Eu não vou querer sua filha em casamento (revelou, com um sorriso irônico) É muito pouca coisa para mim! Não é ela que me interessa!

RICARDO FITOU-O DESCONFIADO. À DISTANCIA OS MINEIROS JOGAVAM PÁS DE CAL NA COVA RASA DO NEGRO VICENTÃO.

RICARDO  -  (a voz rouca) O que... lhe interessa?

CESÁRIO  -  (esfregou o indicador no polegar, com movimentos rápidos) O seu dinheiro. Muito, mesmo... pra não meter a sua querida filha na cadeia.

RICARDO  -  E quem lhe disse que atropelamento dá cadeia? É um acidente, até prova em contrário. Há todo um processo a ser desenvolvido. O que me preocupa unicamente é a repercussão do caso... os aborrecimentos, nada mais. Minha filha jamais iria para cadeia por um caso destes. Para evitar o que lhe disse é que lhe pergunto: quanto?

CESÁRIO  -  Veremos se ela não irá para cadeia... Eu saberei conduzir as coisas. Digo que testemunhei um crime...

RICARDO CONTROLOU-SE PARA NÃO APLICAR UM SOCO NO INIMIGO.

CESÁRIO  -  (sorriu, com cinismo) Pra começar...só pra começar... eu quero duzentos mil cruzeiros.

RICARDO  -  (pulou) Eu não tenho esse dinheiro!

CESÁRIO  - (limpou mão contra mão) Isso não me interessa. Arranje. Lhe dou 15 dias.

CESÁRIO DEU-LHE AS COSTAS E SE ENCAMINHOU PARA O PEDAÇO DE CHÃO ONDE ALGUNS MINEIROS ACABAVAM DE FINCAR UMA CRUZ DE MADEIRA PINTADA DE BRANCO, COM UM NÚMERO EM NEGRO NA HASTE VERTICAL. SOBRE O MONTE DE TERRA, FLORES SÓ. E ALGUMAS MANCHAS BRANCAS DE CAL VIRGEM. VICENTÃO DORMIA O SONO ETERNO LÁ EMBAIXO. NO PEITO UM VAZIO IMENSO NO LUGAR ONDE UM DIA BATERA UM CORAÇÃO FORTE E BONDOSO.

CORTA PARA:
Cesário (Carlos E. Dolabela) e Tula (Lucia Alves)

CENA 2  -  PORTO AZUL  -  CASA DE DONA BÁRBARA  -  SALA  -  INTERIOR  -  DIA

A FÚRIA DE ORJANA ERA UM DESESPERO TOTAL. LEVANTOU-SE, ATIRANDO A REVISTA ABERTA PARA O ALTO. A FOTO DE CYRO E ESTER OCUPAVA PÁGINA INTEIRA E NO OUTRO LADO UMA MULHER, QUE SE DIZIA ORJANA, NO TEXTO LEGENDA, EXIBIA OS OMBROS NUS, COM A ESTRANHA MARCA. O TÍTULO ERA DE UMA INDECÊNCIA A TODA PROVA – JULGAVA  A MÃE DO MÉDICO:   “NASCIMENTO  E  PAIXÃO  DO  DR.  CYRO VALDEZ”. ABAIXO, O RESPONSÁVEL PELA REPORTAGEM: GODOY DE CASTRO.

O PROFESSOR VALDEZ FOLHEOU A REVISTA PASSANDO OS OLHOS PELA MATÉRIA.

PROF. VALDEZ  -  Vejam só! Nascimento e paixão do Dr. Cyro Valdez!

ORJANA  -  Isto é uma indignidade!

PROF. VALDEZ  -  Diz aí que você tem uma marca no ombro, proveniente dos acontecimentos da noite do espanto.

ORJANA  -  (apontou com o dedo para a fotografia) Mas este retrato aqui não é meu! Alguém posou de costas passando por mim!

PROF. VALDEZ  -  Foi o que eu também pensei. Mas o pior não é isso... é o que dizem de Cyro e Ester no final da reportagem! Ouça (leu em voz alta) “Embora uns acreditem que o Dr. Cyro tenha como pai um ser vindo de outro planeta, e alguns afirmem que ele é a reencarnação de um espírito superior, a verdade é que o famoso cirurgião é sujeito a paixões bem terrenas. E seu procedimento em relação ao amor não obedece muito a ética profissional. Tanto que a bela Ester Muller, esposa de seu paciente Oto Muller, é o seu mais recente caso amoroso.”

ORJANA  -  (vermelha de raiva) Isto é uma infâmia! Não sabem que ela está separada do marido? Aí dá a impressão de que Cyro se aproveitou da doença de Otto Muller para tomar-lhe a mulher!

PROF. VALDEZ  -  Exatamente! É isso que o repórter insinua. Cyro vai ficar furioso! E o pior é que várias pessoas a quem tínhamos em grande consideração, se prestaram a fazer declarações a respeito!

ORJANA  -  André, o ator de circo, prova que viu a marca em meu corpo... Vanda... Nossa! Quanta falsidade!

CORTA PARA:

CENA 3  -  HOSPITAL  -  CONSULTÓRIO DE CYRO  -  INTERIOR  -  NOITE

DEPOIS DE ACENDER O CIGARRO, CYRO VALDEZ PROCUROU AQUIETAR-SE NA OBSCURIDADE DE SEU CONSULTÓRIO. HÁ VÁRIOS DIAS NÃO SE AFASTAVA DALI, ACOMPANHANDO A EVOLUÇÃO DO QUADRO OPERATÓRIO DE OTTO MULLER.

NAQUELE INSTANTE, ACABARA DE TELEFONAR PARA BÁRBARA E NÃO ATINARA COM A PERGUNTA DA AVÓ. A QUE REVISTA SE REFERIA, AO PERGUNTAR SE JÁ A TINHA LIDO? A VELHA FÔRA RETICENTE E EVITARA PROSSEGUIR NO ASSUNTO.

FOI AÍ QUE O DR. ROBERTO ABRIU A PORTA E ENTROU NA SALA. ACENDEU A LUZ, ILUMINANDO O RECINTO.

DR. ROBERTO  -  Olhe aí, Dr. Cyro (jogou a revista sobre a mesinha branca) Veja a que ponto pôde chegar a maldade humana.

AO LER POR INTEIRO O TÍTULO DA MATÉRIA, O SEMBLANTE DE CYRO MODIFICOU-SE INSTANTANEAMENTE. O CIRURGIÃO PERDEU A COR. PASSOU A DEVORAR O TEXTO.

DR. ROBERTO  -  Maldosa, não? Depois disso vai ser muito difícil você continuar cuidando do caso de Otto Muller. Ou... se não pode deixar o caso... o paciente agora depende de você... deve deixar de ver a mulher dele!

CYRO  -  (explodiu, com raiva) Por que você não cala essa boca, hem?

DR. ROBERTO  -  Caiu muito mal no hospital. O diretor, Dr. Max Ribeiro, veio aqui para esclarecimentos... eu disse a ele que Dona Ester é desquitada e tudo... porém continua vivendo na casa do ex-marido.

CYRO  -  (berrou) Mas ninguém tem nada a ver com minha vida particular!

BATEU A PORTA COM FORÇA E DEIXOU O GABINETE ENFURECIDO, COM A REVISTA AMASSADA NA MÃO.

CORTA PARA:

CENA 4  -  FLORIANÓPOLIS  -  JORNAL  -  REDAÇÃO  -  EXTERIOR  -  DIA

CYRO SABIA QUE INFRINGIRA PELO MENOS 5 OU 6 VEZES A LEI DO TRÂNSITO E NÃO RESPEITARA UM SINAL, SEQUER, DOS QUE TINHA ENCONTRADO PELO CAMINHO. AGORA, FREAVA O CARRO DIANTE DA FACHADA DO JORNAL. MAL FECHOU A PORTA E ARRANCOU COMO UM RAIO PARA A REDAÇÃO.

CORTA PARA:

CENA 5  -  FLORIANÓPOLIS  -  JORNAL  -  REDAÇÃO  -  INTERIOR  -  DIA

CYRO SUBIU AS ESCADAS A PÉ, SEM PACIENCIA DE AGUARDAR O ELEVADOR.

AVISTOU O JORNALISTA SENTADO À FRENTE DA MÁQUINA, ESCREVENDO. A FUMAÇA DOS CIGARROS EMPESTEAVA O AMBIENTE. CYRO ENTROU COMO UMA FERA ENLOUQUECIDA.

CYRO  -  Onde está o moleque do repórter José Godoy de Castro?

TODOS SE CONCENTRAVAM NA FIGURA DO MÉDICO QUE INVADIA A GRANDE SALA.

GODOY  -  (ergueu-se, acovardado) Dr. Cyro... quanta honra!

COMPLETAMENTE FORA DE SI, O CIRURGIÃO MOSTROU-LHE A REPORTAGEM.

CYRO  -  O senhor é o responsável por... por isto?

GODOY  -  (sorriu, tentando resolver a situação) Gostou da minha reportagem, Dr. Cyro? Pelo menos ninguém pode dizer que ela não está fiel...

O JORNALISTA MAL TEVE TEMPO DE PRONUNCIAR A DERRADEIRA PALAVRA. O SOCO DE CYRO APANHOU-O POR DEBAIXO DO QUEIXO, JOGANDO-O ESTATELADO CONTRA A MESA DE UM COMPANHEIRO. COMO NUM FILME DE FAROESTE. GODOY RODOPIOU POR SOBRE A ESCRIVANINHA, ENTERROU A CABEÇA NO ENCOSTO DA CADEIRA E DE PERNAS PARA O AR ESPARRAMOU-SE NO CHÃO, DESMAIADO.

CYRO VALDEZ VIROU AS COSTAS E DEIXOU A REDAÇÃO, ENQUANTO OS DEMAIS JORNALISTAS CORRIAM A ACUDIR O COLEGA.

FIM DO CAPÍTULO 54



quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O HOMEM QUE DEVE MORRER - Capítulo 53


Novela de Janete Clair

Adaptação de Toni Figueira

CAPÍTULO 53

Participam deste capítulo

Cyro  -  Tarcísio Meira
Baby  -   Claudio Cavalcanti
Comendador Liberato  -  Macedo Neto
Inês  -  Betty Faria
Zoraida  - Jurema Penna 
Ester  -  Gloria Menezes
Lia  -  Arlete Salles
Catarina  -  Lidia Mattos
Cesário  -  Carlos Eduardo Dolabela
Sônia  - Suzana Faini
Tula  -  Lúcia Alves

CENA 1  -  PALACETE DO COMENDADOR LIBERATO  -  SALA   -  INTERIOR  -  NOITE

JÁ ERA NOITE ALTA EM FLORIANÓPOLIS, QUANDO BABY LIBERATO ABRIU A PORTA DA MANSÃO E, DEPOIS DE ATRAVESSAR A ESPAÇOSA SALA, IA SUBIR AS ESCADAS DE ACESSO AOS SEUS APOSENTOS. APENAS A LUZ DO ESCRITÓRIO DO PAI ESTAVA ACESA. A DO ABAJUR DA ESCRIVANINHA.

O RAPAZ OUVIU A VOZ GRAVE DO VELHO COMENDADOR.

COMENDADOR LIBERATO  -  Espere, Baby! Quero falar com você! (sem encarar o pai, Baby entrou no escritório) Só hoje o senhor aparece em casa?

BABY  -  Hem? Só hoje? Ah... andei ocupado com problemas, desde ontem. Fiquei numa das casas desocupadas da vila dos mineiros. Tinha de estar muito cedo no escritório de campo.

COMENDADOR LIBERATO  -  (severo) Já se esqueceu do que deixou aí em cima? Uma moça continua esperando por você.

BABY  -  Quem?

COMENDADOR LIBERATO  -  Você é desmemoriado... louco... ou está se fazendo de engraçadinho?

ZORAIDA  -  (entrou no escritório) A moça está no quarto, desde ontem, chorando o tempo todo. Até parece que nós a estamos maltratando.

BABY  -  (bateu com a mão aberta na cabeça, num gesto de lembrança) Deus do Céu! Que cabeça! Esqueci da Inês! Caramba! Mas eu sou abilolado mesmo!

FEZ MENÇÃO DE CORRER PARA O PAVIMENTO SUPERIOR, ONDE SE LOCALIZAVAM OS APOSENTOS ÍNTIMOS DA FAMÍLIA.

COMENDADOR LIBERATO  -  (deteve-o) Espere! Agora, vamos conversar!

BABY  -  Pera aí, velho! Me deixa ir falar com ela, coitada!

COMENDADOR LIBERATO  -  Sabe o que você fez, Baby? Já atinou com as consequências de sua loucura? Casando-se com essa moça nessas condições? Trazendo-a para cá?

BABY  -  Pra onde você queria que eu a levasse? Se casamos, tinha de trazê-la para cá!

COMENDADOR LIBERATO  -  O que você não devia ter feito era ter se casado com ela (erguendo o indicador) Será que não entende que isso é um erro terrível, que pode trazer consequências seríssimas para sua vida?

BABY  -  (com ar de galhofa) Bem, pai, pode ser um erro, e se for, já está feito. Agora, é tocar o bonde pra frente...

CORTA PARA:

CENA 2  -  PALACETE DO COMENDADOR LIBERATO  -  QUARTO DE HÓSPEDES  -  INTERIOR  -  NOITE

INÊS NEM LEVANTOU A CABEÇA DO TRAVESSEIRO QUANDO O MARIDO ENTROU NO QUARTO E SE JOGOU NA CAMA, COM ROUPA E TUDO. ELA JÁ CONHECIA AS ATITUDES IRREFLETIDAS DE BABY E SÓ SE O MUNDO VIRASSE ELE PODERIA MODIFICAR SEU TEMPERAMENTO AMOLECADO DE PLAYBOY MILIONÁRIO.

BABY BATEU COM A MÃO ESPALMADA NAS NÁDEGAS DA MOÇA, SUSPENDENDO SEU VESTIDO ATÉ A CALCINHA.

BABY  -  Oi, esposa adorada do meu coração!

INÊS CHORAVA E NÃO MOVEU UM MÚSCULO.

BABY  -  (alisando-lhe as coxas) Me esqueci de você! Esqueci mesmo! Reconheço minha culpa, minha máxima culpa! Mas, olhe... não estive na farra. Juro! Estive dando duro, nas minas. Estava doido por uma cama. Houve um problema sério, lá nas minas... você nem imagina. Foi uma galeria que deu defeito (bocejou) Dr. Ricardo não estava lá. Tive, eu mesmo,  de  resolver  o  problema...  olhe...  vem  cá... de outra vez... eu te aviso... mas eu acho... que... não vai... haver outra... vez... porque eu... euu...

NÃO CONSEGUIU CONCLUIR O PENSAMENTO. OS OLHOS LHE PESARAM, AS PÁLPEBRAS PARECIAM DE CHUMBO E O RAPAZ DORMIU COMO UM DOENTE ANESTESIADO. A MÃO DESCANSANDO SOBRE A PERNA MORENA DA MULHER QUE TINHA AO LADO. POR ENTRE AS COXAS.

INÊS ENXUGOU OS OLHOS, OLHOU O MARIDO E TIROU-LHE OS SAPATOS SUJOS DE BARRO E O PALETÓ. ENDIREITOU-O SOBRE A CAMA DE CASAL.  COBRIU-O COM UM LENÇOL BRANCO E, SEM PERDER TEMPO, FECHOU A PEQUENA MALA DE VIAGEM.

CORTA PARA:

CENA 3  -  PALACETE DO COMENDADOR LIBERATO  -  SALA  -  INTERIOR  -  NOITE

INÊS DESCIA AS ESCADAS QUANDO O COMENDADOR A AVISTOU.

COMENDADOR LIBERATO  -  Espere, moça! Aonde você vai?

INÊS  -  Vou para minha casa. Num deu certo!

COMENDADOR LIBERATO  -  (aproximou-se da nora e fitou-a demoradamente) Não. Agora você não pode fazer isso. Já que o mal está feito, você tem de ficar.

INÊS  -  (com energia) Não. Não quero atrapalhar a vida dele, nem a do senhor. Não quero servi de motivo de vergonha!

COMENDADOR LIBERATO  -  Eu quero que você fique (e acrescentou com voz macia) Estou lhe pedindo para ficar.

CORTA PARA:


CENA 4  -  PALACETE DO COMENDADOR LIBERATO  -  ESCRITÓRIO  -  INTERIOR  -  DIA

O TELEFONE TOCOU E O COMENDADOR ATENDEU.

COMENDADOR LIBERATO  -  Fale, Ester. Sim. Pedi para me avisar. Está no final? Houve problemas? Como? O coração receptor não está reagindo? Quer dizer que todo o esforço da operação será inútil?

ESTER  -  (do outro lado da linha) Os médicos estão recorrendo a tudo... ainda tem esperança...

CORTA PARA:

CENA 5  -  HOSPITAL  -  CENTRO CIRÚRGICO  -  INTERIOR  -  DIA

NO CENTRO CIRÚRGICO, OS MÉDICOS SE APINHAVAM POR DETRÁS DOS VIDROS DIVISORES, PARA ASSISTIR À OPERAÇÃO INÉDITA NA CIDADE. O PEITO DO NEGRO FÔRA SUTURADO E SEU CORPO JÁ SE ENCAMINHAVA PARA O NECROTÉRIO. NA MESA AO LADO, OTTO MULLER RESPIRAVA COM DIFICULDADE E O CORAÇÃO RECEBIA ESTÍMULOS ELÉTRICOS PARA COMEÇAR A PULSAR, MAS NADA ACONTECIA. CYRO SE DESDOBRAVA E O SUOR DE SUA TESTA ERA LIMPADO A CADA INSTANTE PELA ENFERMEIRA-ASSISTENTE. O AMBIENTE ERA DE TENSÃO.

CYRO  -  O coração não está batendo (com nervosismo, dirigiu-se a um dos colegas) Reforce o estímulo eletrônico.

DE REPENTE, O CORAÇÃO COMEÇOU A PULSAR. A PRINCÍPIO DESORDENADAMENTE. DEPOIS NUM RITMO CERTO, ATÉ ALCANÇAR A NORMALIDADE POSSÍVEL PARA O CASO. CYRO RESPIROU ALIVIADO E OLHOU, POR CIMA DA MÁSCARA BRANCA, PARA OS OLHOS APREENSIVOS DOS COLEGAS.

CORTA PARA:

CENA 6  -  CAPELA DO HOSPITAL  -  INTERIOR  -  DIA

NO SILENCIO DA PEQUENA CAPELA, A MÃE DE OTTO MULLER ORAVA CONTRITA, QUANDO LIA SE SENTOU A SEU LADO.

LIA  -  Dona Catarina! A operação foi coroada de êxito! Passamos um susto,  mas  o  novo  coração  já  está  pulsando  no  peito  de  Otto!  Já superamos a primeira fase! A mais importante, eu acho! Agora, tudo será mais fácil!

A MÃE DE OTTO LEVANTOU-SE E SEGUROU AS MÃOS DA SECRETÁRIA DO FILHO COM SOFREGUIDÃO, VISÍVELMENTE EMOCIONADA.

CATARINA  -  Já terminaram?

LIA  -  Já. Já terminaram! Otto está sendo levado para um quarto especial, onde ficará isolado nas primeiras semanas...

CATARINA  -  (rindo e chorando, descontroladamente) Por que... por que, isolado?

LIA  -  Para evitar contaminação. É um quarto de assepsia, onde ele passará o período mais crítico da operação. O de uma possível rejeição do órgão implantado.

CORTA PARA:

CENA 7  -  CASA DE RICARDO  -  SALA  -  INTERIOR  -  NOITE

SÔNIA. A MULHER DE RICARDO, ESPANTOU-SE COM A PRESENÇA DO CAPATAZ ÀQUELA HORA, JÁ NOITE ALTA, DIANTE DA PORTA DE SUA RESIDENCIA. SABIA DA INIMIZADE EXISTENTE ENTRE O MARIDO E O MINEIRO FORTE, DE ROSTO BELO, MAS TRAIÇOEIRO.

CESÁRIO  -  (com as mãos nas cadeiras) Quero falar com o Dr. Ricardo. Ele está?

SÔNIA  -  O que é que o senhor quer do meu marido?

CESÁRIO  -  Um assunto muito grave, dona!

SÔNIA  -  Só com ele?

CESÁRIO  -  Com a senhora também serve.

DENTRO DA SALA, TULA EMPALIDECEU, AO OUVIR A VOZ DO HOMEM A QUEM AMAVA E ODIAVA AO MESMO TEMPO.

SÔNIA  -  (ríspida) Pode dizer, estou ouvindo!

CESÁRIO  -  (depois de uma breve pausa, baixou a voz, com uma modulação estudada, fingida) Diga a ele que eu sei quem foi que atropelou o Vicentão!

TULA ESTREMECEU. UM SUOR FRIO COMEÇOU A CORRER-LHE ROSTO ABAIXO. E AS PERNAS TREMIAM.

SÔNIA  -  (sem ligar os fatos) Quem é Vicentão?

CESÁRIO  -  (com tranquilidade e um riso irônico nos lábios) É o homem que morreu debaixo das rodas do seu carro.

TULA  -  (berrou, aproximando-se dos dois) Você está louco! (arranjara forças para reagir à revelação) É um mentiroso, despeitado!

CESÁRIO  -  (com voz pausada, sem um mínimo de sensibilidade) Naquela noite... eu vi. Ninguém mais viu... eu segui seu carro com a vista... depois, a derrapada forte... Corri pra estrada... tive tempo de ver a senhora, Dona Tula, dar no pé. Mas eu vi. O negro tava lá, esticado, com a cara em farrapos e os membros envergados como um U.

TULA  -  Muito bem, seu sujeito à-toa! Você viu! E agora? O que pretende fazer? Me entregar? Isso vai satisfazer a sua maldade? Você vai à forra, não vai? Não era isso o que queria? Se vingar de mim porque não me casei com você...

SÔNIA  -  (cortou, acalmando-a) Deixe que ele nos diga o que pretende fazer.

CESÁRIO  -  O que eu pretendo fazer? (riu um riso odiento) Prefiro falar com o Dr. Ricardo. A senhora diz que eu quero falar com ele. O mais depressa possível. Ele sabe onde me encontrar. Tá? Boa noite, minhas senhoras!

CORTA PARA:

CENA 8  -  CASA DE RICARDO  -  SALA  -  INTERIOR  -  NOITE

TULA PUXOU UMA GARRAFA DO BAR, ENQUANTO A MÃE DISCAVA PARA O MARIDO.

SÔNIA  -  Pára de beber, Tula! Não vai resolver nada! Melhor seria se você tivesse evitado o acidente  (a linha estava ocupada; e num movimento rápido, arrancou o copo das mãos da moça) Não complique mais as coisas!

TULA  -  Posso lhe fazer uma confissão? Estou louca por esse tipo à-toa que saiu daqui!

SÔNIA  -  (sem acreditar)  Louca... como?!

TULA  -  Tou apaixonada por ele, mãe! Gamadona por ele! Tudo aconteceu por culpa dele. Porque não me quis. Eu fui lá me oferecer. Me entregar a ele... se ele quisesse! Não sei... era uma loucura... um desejo incontido. Me descontrolei e atropelei aquele homem...

SÔNIA  -  (explodiu, irritada) Isso tem graça, Tula? Você, apaixonada por esse tipo moleque, acanalhado, sem classe. Um homem inútil, sem cultura e... sem caráter... o que é pior!

TULA  -  (baixou a cabeça, abatida) O que é que eu posso fazer, mãe? Como é que eu vou lutar contra uma paixão tão forte?

SÔNIA  -  Controlando-se!

TULA  -  (agarrou-lhe as mãos, com força) Tem que dizer ao papai que se ele quiser se casar comigo pra calar a boca e não me entregar à polícia, deve aceitar imediatamente!

SÔNIA  -  Tula!

TULA  -  Imediatamente, mamãe! Imediatamente!

UM BRILHO DIFERENTE REFLETIA-SE NOS OLHOS DA JOVEM.

FIM DO CAPÍTULO 52