quarta-feira, 17 de agosto de 2011

IRMÃOS CORAGEM - CAPÍTULO 53


Roteirizado por Toni Figueira
do original de Janete Clair 

CAPÍTULO 53

PARTICIPAM DESTE CAPÍTULO:
DELEGADO FALCÃO
PEDRO BARROS
JOÃO
DALVA
INDAIÁ
MARIA DE LARA
TABERNEIRO
LOURENÇO
BRANCA


CENA 1  -  COROADO  -  DELEGACIA  -  INT.  -  DIA.

Falcão arrancou com violência o fone do gancho, mal esperando o fim do primeiro sinal. Barros observava, atento, com as mãos agarrando a aba do chapéu.


DELEGADO FALCÃO  -  Fala! Ah, Aninha. Pode dar as notícias. (uma pequena pausa dava conta de que o delegado ouvia os detalhes da ocorrência) Telefonou de novo? Do mesmo lugar, Morrinhos... Não disse onde está, nessa cidade? Como? Disse?  (Pedro Barros moveu-se, impaciente)  Pediu a ajuda... da mulher! Ótimo! Acho que isto é o bastante, Aninha. Obrigado.

DELEGADO FALCÃO  -  (desligando o telefone)  Temos uma pista direta, coronel. Eu vou lá e trago ele.

PEDRO BARROS  -  Sabe onde ele tá?

DELEGADO FALCÃO  -  Só pode estar na casa da esposa. Disse que pediu ajuda a ela. Agora ele está no papo, meu coronel!

João Coragem ouviu as derradeiras palavras do delegado. Acabara de entrar na delegacia, com as vestes amarrotadas e um volume significativo por debaixo da camisa. Os homens voltaram-se num movimento só, quando a voz do garimpeiro encheu a sala.

JOÃO  -  Então, já sabe onde anda Lourenço?
   
DELEGADO FALCÃO  -  Acabo de saber. Mas, isso é caso meu.

JOÃO  -  É meu, também.

Não havia mais que frieza nos gestos do rapaz. Falcão percebeu a transformação ocorrida no homem.


DELEGADO FALCÃO  -  Você não confiou na minha justiça? Pois deixa que eu agarro ele e o trago preso.
   
JOÃO  -  Tenho de reaver meu diamante. Quem é a mulhé que sabe dele?

DELEGADO FALCÃO  -  É a esposa, em Morrinhos.

Barros fechou a cara.

DELEGADO FALCÃO  -  Acabamos de interceptar um telefonema dele para... para... bem, para alguém... e ele disse que tinha pedido a ajuda da mulher. Mas... você deixa que eu faço o que deve ser feito.

De um lance, os olhos do garimpeiro fixaram-se no coronel.

JOÃO  -  Não... o senhô num faz nada. Tem um mandante criminoso na sua frente... e deixa ele sôlto. Eu vou acabá com a vida de Lourenço. Depois... volto pra acabá com o segundo... e o terceiro (concluiu, olhando significativamente o velho coronel).

Diogo Falcão ameaçou o garimpeiro, com o dedo em riste.

DELEGADO FALCÃO  -  Você vai se dar mal, João! Muito mal.

Sem se importar com a ameaça, o rapaz virou as costas e afastou-se.

CORTA PARA:

CENA 2  -  FAZENDA DE PEDRO BARROS  -  CASA-GRANDE-  SALA  -  INT.  -  DIA.

Maria de Lara apareceu na fazenda, inesperadamente. Extenuada, o suor a correr por todo o corpo. Preguiçosamente, atirou-se sobre a poltrona, esticando as pernas enegrecidas de poeira. Estava ofegante pelo demorado esforço. Dalva avistou-a, do fundo da sala.


DALVA  -  Lara! Que está fazendo aqui?

INDAIÁ  -  Ela veio andando... desde a casa dos Coragem!

DALVA  -  Que loucura!  Podia ter uma recaída!

MARIA DE LARA  -  Recaída... de quê? A senhora quer dizer que eu não posso fazer exercício... de andar?
   
DALVA  -  (sentiu-se engasgar)   -  É... tudo tão recente... eu quero dizer...
   
MARIA DE LARA  -  (cortou, bruscamente)  -  O que é recente? Eu ter perdido meu filho? (Indaiá procurou os olhos arregalados da irmã de Pedro Barros. Lara insistiu)  É isso, tia Dalva, o que a senhora quer dizer?

DALVA  -  Alguém já lhe contou?

MARIA DE LARA  -  Que eu perdi  meu filho? Então é verdade?

DALVA  -  (pálida, com feições transtornadas)  Bem... se você já sabe... como é que posso negar?

MARIA DE LARA  -  (desesperava-se à medida que tomava conhecimento da verdade)  Deus do Céu!  Por quê deixaram acontecer?

DALVA  -  Ninguém deixou! Foi um acidente! (justificou-se, dando um passo em direção á moça. Lara esquivou-se, enojada, olhando o rosto pálido da outra. Dalva continuou)  Só posso dizer que você foi vítima inocente de Lourenço.O que ele pretendia era roubar João e você, naquele instante, era uma ameaça. Você ou... Diana, ia avisar João do golpe que eles estavam preparando.

Lara deixou escapar um grito surdo, de revolta e dor, caindo de bruços sobre a poltrona.

CORTA PARA:

CENA 3  -  MORRINHOS  -  TABERNA  -  INT.  -  NOITE.


Era noite. João Coragem chegara há pouco. Faminto, com as vestes empoeiradas da longa viagem. O som melodioso de um conjunto regional chamou-lhe a atenção. Empurrou a porta e entrou na taberna. Alguns homens rudes bebiam e jogavam cartas, envoltos numa cortina de fumaça. Um indivíduo gordo, de mãos grossas, curtas, com um pano amarrado á cintura, á guisa de avental, veio atendê-lo.


TABERNEIRO  -  Noite, moço!
  
JOÃO  -  Noite... Essa cidade aqui... é Morrinhos, não é?

O gordo fez que sim, com a cabeça.

JOÃO  -  Conhece aqui, uma dona, mulher de um tal Lourenço D’Ávila?

Repetindo o nome, para si mesmo, o dono da taberna pensou por alguns segundos, espetando o indicador na fronte suada. João insistiu, percebendo alguma indecisão na atitude do homem. Ele deve saber, pensou lá consigo...

JOÃO  -  Conhece?

TABERNEIRO  -  Conheço. Muita gente tem perguntado por ele. Inclusive a polícia.
 
JOÃO  -  (atirou uma mentira)  Eu não sou polícia. Sou amigo dele.

Com as mãos gordas girando um copo sobre o balcão, o cidadão fitou  o interlocutor de alto a baixo.

TABERNEIRO  -  Não sei o que ele fez. Mas, a mulher, não tem culpa de nada. É uma professora honesta e muito respeitada neste lugar.

JOÃO  -  Pois me dá o nome e a direção dessa professora.  Eu trago recado do marido dela.

Deslocando-se rápido por entre as mesas, o taberneiro chegou á porta da rua. Apontou para um ponto indeterminado, perdido na escuridão da noite.


TABERNEIRO  -  Tá vendo aquela praça? Tem uma rua atrás... dividida por um valão. A rua não tem nome, mas a casa é a número 15.

João mal ouviu as últimas palavras. Agradeceu e partiu apressado, na direção indicada, com o coração aos saltos.

CORTA PARA:

CENA  4  -  MORRINHOS  -  CASA DE LOURENÇO D'ÁVILA  -  INT.  -  NOITE.

Lourenço acabara de vestir o paletó largo, de xadrez. Ajeitou a mochila ao ombro e o chapéu de abas largas, na cabeça. Branca segurou-lhe o braço, com as mãos frias de inquietação.


BRANCA  -  Tem comida bastante pra três dias.

LOURENÇO  -  (afagou-lhe a testa, mecãnicamente) Ocê é um anjo, Branca. (entreabriu a cortina que cobria a janela e olhou furtivamente, os arredores da residência. A escuridão envolvia o mundo) Vou sair pelos fundos. (alguém batia pancadas leves na madeira da porta. Lourenço apressou-se. Murmurou junto ao ouvido da mulher)  Seja quem for, você trata de fazer uma tapeação, até eu me afastar.

As pancadas tornaram-se mais fortes. Lourenço beijou a esposa e desapareceu por entre as árvores frondosas do quintal que se perdiam nos limites rochosos de um pequeno monte. A escuridão protegia a fuga do ladrão.

CORTA PARA:

CENA 5  -  MORRINHOS  -  CASA DE LOURENÇO  -  INT.  -  NOITE.


JOÃO  -  (vociferou, depois de percorrer toda a casa)  Aqui, ele num tá!

BRANCA  -  (com as mãos postas e os olhos cheios de pavor)  Eu lhe disse...

João Coragem percebeu o fino fio de fumaça que subia, molemente, para o teto. Por trás do pote de barro, a brasa de fumo consumia a palha do cigarro. O rapaz abaixou-se e recolheu a guimba. Branca moveu-se, desajeitada.

BRANCA  -  Eu... eu... estava fumando.

JOÃO  -  Longe ele não deve de está... E sei onde é que ele vai pra vendê o meu diamante.

A mulher segurou, firme, o braço do rapaz, antes que ele pudesse transpor os umbrais da porta.

BRANCA  -  O que pretende fazer?

JOÃO  -  Que acha que um home pode fazê contra um bandido que lhe rouba a fortuna, fere o irmão e causa a morte do pai?

BRANCA  -  Pretende... matá-lo?

JOÃO  -  É Deus quem vai guiá minha mão, dona. Se tem fé, reze pra ele não opor resistencia e me entregá a minha pedra, sem reação.

BRANCA  -  Mas, o senhor não tem certeza de que ele está com o diamante!

JOÃO  -  Certeza eu tenho.  Como sei que a senhora tem!

Branca ainda tentou deter os passos do garimpeiro. João empurrou-a grosseiramente contra a mesa rústica que decorava o contro da sala.

JOÃO  -  Dona, num dianta tentá barrá meus passos pra seu marido ganhá tempo e fugir. Eu alcanço ele. Nem que for fora do mundo. Eu alcanço.


FIM DO CAPÍTULO 53
Pedro Barros e Domingas

E NO PRÓXIMO CAPÍTULO...

*** DUDA VOLTOU PARA O RIO. DOMINGAS TENTOU CONVENCER O DR. MACIEL A CONTAR QUE NÃO RETIROU A BALA DA PERNA DO GENRO, MAS O MÉDICO SE RECUSOU!

 
*** O CORPO DE LOURENÇO É ENCONTRADO BOIANDO NUM RIO PRÓXIMO AO GARIMPO.

NÃO PERCA O CAPÍTULO 54 DE

Nenhum comentário:

Postar um comentário