sexta-feira, 6 de julho de 2012

ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU - Capítulo 69

Novela de Antonio Figueira
Inspirada na Obra de Dias Gomes
CAPÍTULO 69
Personagens deste capítulo:

VÍTOR
HELÔ
EMILIANO
D. MARIETA
RICARDINHO
MARIO MALUCO
BABI
OLIVEIRA RAMOS
JUIZ
 
CENA 1  -  APARTAMENTO DE RENATÃO  -  SALA  -  INT.  -  DIA.

SAMUCA  -  As notícias não são boas, velho! Tava vindo pra cá e encontrei o Mario Maluco na praia. Ele soube pelo pai, o delegado Fontoura, que Helô tá a um passo de ir pro xadrez!

RENATÃO  -  Ele disse isso, é?

SAMUCA  -  Disse que o velho dele comentou em casa que Helô pode ser presa de um momento para outro. Eu vim aqui duas vezes pra lhe dizer isso, mas não o encontrei.

RENATÃO  -  Essa semana quase toda estive em Niterói, Samuca. Minha filha esteve doente. Mas já ficou boa. Quanto a esse advogado, Celso Barroso, é um picareta. Tá querendo tirar Jurema da cadeia, tá certo. Mas para isso tá mexendo com meio mundo.

SAMUCA  -  Só espero que não volte a mexer naquela história das fotos!

TOCARAM A CAMPAINHA E KONSTANTÓPULUS FOI ATENDER. OLIVEIRA RAMOS ENTROU.

OLIVEIRA RAMOS  -  Como vai, Renatão? Você está só?

RENATÃO  -  Só, não. Estou com o nosso amigo Samuca.

OLIVEIRA NÃO ESTAVA MUITO EFUSIVO COM SAMUCA.

RENATÃO  -  Estou estranhando a sua visita. É uma honra que só tive uma vez em toda a minha vida.

OLIVEIRA RAMOS  -  Preciso muito falar com você.

SAMUCA  -  Bem... sinto que estou sendo demais. Com licença. Vou dar um rolé pela praia.

SAMUCA RETIROU-SE.

RENATÃO  -  Mas o que é que há?... Qual o problema?

OLIVEIRA RAMOS  -  (falou ansiosamente) Antes de mais nada, Renatão, você vai jurar, pela nossa amizade, que guardará segredo sobre o que eu vou lhe dizer.

RENATÃO  -  (riu) Ora, Oliveira, juro pelo que você quiser. Não confia em mim?

OLIVEIRA RAMOS  -  Claro. E decidi falar com você justamente porque confio em nossa amizade. Me dê sua mão. Isso vai valer por um juramento. Certo?

OLIVEIRA EXPÔS O PROBLEMA. POUCOS DEPOIS...

OLIVEIRA RAMOS  -  Posso contar com você?

RENATÃO  -  Mas porque tanto receio de essa história vir a público?

OLIVEIRA RAMOS  -  Por causa de Helô. Ela com certeza vai se voltar contra mim. Não vai me perdoar.

RENATÃO  -  É, vai ser difícil ela entender. Ela, principalmente,

OLIVEIRA RAMOS  -  E quanto a você?

RENATÃO  -  Já disse. Não tem problema. Pode contar comigo pro que for preciso. Eu já tava desconfiado...

RENATÃO DEU UM LEVE SORRISO. PERCEBEU QUE O MORDOMO TINHA ESCUTADO A CONVERSA, ATRÁS DA CORTINA. QUANDO OLIVEIRA SAIU, FOI PÉ ANTE PÉ E PEGOU-O EM FLAGRANTE. KONSTANTÓPULUS LEVOU UM SUSTO.

RENATÃO  -  Você sempre escutando o que não deve!

KONSTANTÓPULUS  -  Eu não escutei nada!

RENATÃO  -  Escutou sim!

KONSTANTÓPULUS  -  Eu estou é espantado... nunca pensei! O Dr. Oliveira Ramos!

CORTA PARA:

CENA  2  -  APARTAMENTO DE DANUSA  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.

DOIS DIAS DEPOIS, RODOLFO AUGUSTO E MARIA REGINA SE CASARAM NO CIVIL COM GRANDE POMPA, DE ACORDO COM OS GOSTOS DA NOIVA E DE DANUSA. A RECEPÇÃO FOI EM CASA DE DANUSA, PRESENTES TODOS OS AMIGOS E CONHECIDOS, INCLUSIVE VÍTOR E HELÔ, OLIVEIRA RAMOS, RENATÃO, SAMUCA E ATÉ O DIRETOR DA “FOLHA DO RIO”, GOUVEIA NETO.

RENATÃO  -  (dirigiu-se a Danusa, enquanto apanhava uma bebida das mãos do garçom) Estou sentindo falta do Ricardinho... ele não está presente na festa?

DANUSA  -  Meu querido, Ricardinho quase não vem aqui... está quase morando no apartamento daquela atriz presidiária, a tal Jurema de Alencar! Acho que ele nem sabe do casamento do Gugu...

RODOLFO AUGUSTO  -  Falavam de mim?

DANUSA E RENATÃO VOLTARAM-SE AO MESMO TEMPO.

RENATÃO  -  Parabéns, Gugu, pela bela noiva.... e pela recepção impecável!

RODOLFO AUGUSTO  -  Meu caro Renatão, pode me parabenizar pela noiva, mas pela festa, os méritos são de Danusa. Foi ela que organizou tudo.

RODOLFO AUGUSTO PEDIU LICENÇA E PUXOU DANUSA A UM CANTO.

RODOLFO AUGUSTO  -  Darling, não sei se reparou, mas tem alguém aqui que não tira os olhos de você, e me pediu para serem apresentandos.

DANUSA  -  (olhou em volta, curiosa) Quem?

RODOLFO AUGUSTO  -  (pegou-a pelo braço) Venha comigo. Você vai gostar. Ele é viúvo e muito interessante.

DANUSA  -  Mas, Gugu...

RODOLFO AUGUSTO  -  (cortou) Não discuta! (e levou-a até Gouveia Neto, que os observava, com um copo de uísque na mão) Gouveia, esta é Danusa, minha amiga e dona da casa.

GOUVEIA NETO  -  Muito prazer, Danusa.

RODOLFO AUGUSTO  -  Danusa, este é Gouveia Neto, diretor da “Folha do Rio”.

GOUVEIA NETO E DANUSA FITARAM-SE NOS OLHOS, COM INDISFARÇÁVEL INTERESSE.

DANUSA  -  Muito prazer...

RODOLFO AUGUSTO  -  Bem, meus queridos, vou deixá-los conversando, pois tenho que dar atenção aos meus convidados. Danusa, trate bem do Gouveia!

RODOLFO AFASTOU-SE, ENQUANTO GOUVEIA E DANUSA ENGATAVAM ANIMADA CONVERSA.

EM OUTRO CANTO DA SALA, HELÔ E VITOR CONVERSAVAM.

HELÔ  -  A noiva é linda. O vestido está maravilhoso. Rodolfo Augusto arrasou. Realmente, é um grande artista. (T) Você não acha eles um casal meio esquisito?

VÍTOR  -  Não. Acho normal. Como diz aquela frase do Blaise Pascal: “O amor tem razões que a própria razão desconhece.”

HELÔ  -  (irônica) Amor? Sei...

MARIA REGINA CAMINHAVA ENTRE OS CONVIDADOS, SORRINDO,  DESLUMBRANTE. APANHOU DUAS TAÇAS DE CHAMPANHA E FOI AO ENCONTRO DO NOIVO.

MARIA REGINA  -  (segredou) Gugu, a festa tá um arraso! Tá cheia de paparazzos, colunistas, fotógrafos e socialites! Tou amando tudo!  Vamos brindar ao nosso sucesso!

RODOLFO AUGUSTO  -  (apanhou a taça) Aproveita, menina. Não era isso que você queria? Pois então, prepare-se: amanhã estaremos em todas as capas de revistas e jornais!

RODOLFO AUGUSTO E MARIA REGINA ERGUERAM AS TAÇAS, ENLAÇARAM OS BRAÇOS E BRINDARAM.

RENATÃO  -  (observando o casal, dirigiu-se a Samuca) Esse Rodolfo Augusto é uma figuraça!... Sabe que, mesmo sendo irmão daquela jararaca da Madame X, eu simpatizo muito com ele? Só não entendo o que vai fazer com esse mulherão, numa cama! Trocar receitas? Desenhar a coleção primavera/verão?

SAMUCA  -  (riu, divertido) Ou desenhar fantasias de carnaval! Velho, eu daria um braço pra assistir a primeira noite do casal! Bizarro!

MARIA REGINA CIRCULAVA PELO SALÃO, QUANDO PERCEBEU O BELO RAPAZ, PARADO PRÓXIMO A UMA COLUNA OLHANDO-A, FIXAMENTE. RECONHECEU-O DE IMEDIATO DAS REVISTAS DE MODA. APROXIMOU-SE.

MARIA REGINA  -  Oi. Você não é o Fernando Trevisan, fotógrafo da “Mulher de Hoje”?

FERNANDO  -  (sorriu e estendeu-lhe a mão) Sou eu mesmo. Prazer. Rodolfo Augusto me convidou para a recepção. Você não percebeu, mas já fiz algumas fotos suas.

MARIA REGINA  -  (insinuante) Confesso que percebi. Espero que tenha escolhido o meu melhor ângulo.

FERNANDO  -  Fique tranquila. Você é maravilhosa de qualquer ângulo. Estava aqui hipnotizado com sua beleza.

MARIA REGINA  -  (envaidecida) Nossa! Além de fotógrafo, já vi que é um garanhão irresistível...

FERNANDO  -  Que é isso... Nem devo. Afinal, você agora é uma mulher casada. Mas, de qualquer maneira, obrigado pelo “Irresistível”.

MARIA REGINA  -  É mesmo. Tou casada. Nossa... acho que vou demorar a me acostumar com isso...

FERNANDO  -  Mudando de assunto, aproveito a oportunidade para convidá-la pra posar pra umas fotos sobre um editorial de moda que estou fazendo. Topa?

OS OLHOS DE MARIA REGINA BRILHARAM.

MARIA REGINA  -  Mas é claro que eu topo! Escuta... por que não vamos pra um lugar mais calmo, pra você me explicar direitinho esse editorial?

O CASAL SE AFASTOU, DISCRETAMENTE, ENQUANTO, A ALGUNS METROS, DANUSA OS OBSERVAVA COM ENORME CURIOSIDADE.

DANUSA  -  Esses dois... hum... não sei não. Melhor ficar de olho!

CORTA PARA:

CENA  3  -  APARTAMENTO DE DANUSA  -  CORREDOR  -  INT.  -  NOITE.

MARIA REGINA E FERNANDO GANHARAM O CORREDOR E PARARAM NA PORTA DO BANHEIRO SOCIAL. SÚBITO, O FOTÓGRAFO A EMPURROU PARA DENTRO, ENTROU E FECHOU A PORTA. DANUSA SEGUIU-OS E VIU TUDO. MORDEU OS LÁBIOS, INDIGNADA.

DANUSA  -  Piriguete! Biscate!

EM SEGUIDA, VOLTOU PARA O SALÃO.

CORTA PARA:

CENA  4  -  APARTAMENTO DE DANUSA  -  SALÃO  -  INT.  -  NOITE.

RODOLFO AUGUSTO CONVERSAVA COM RENATÃO, QUANDO DANUSA CHEGOU E SEGUROU-O PELO BRAÇO, COM FIRMEZA.

DANUSA  -  Gugu, venha comigo, agora!

RODOLFO AUGUSTO  -  (surpreso) O que aconteceu, darling? Que cara é essa?

DANUSA  -  Você vai saber. Vem!

CORTA PARA:

CENA  5  -  APARTAMENTO DE DANUSA  -  CORREDOR  -  INT.  -  NOITE.

DANUSA ARRASTOU O COSTUREIRO PARA O CORREDOR E PAROU NA PORTA DO BANHEIRO.

DANUSA  -  (entregou-lhe uma chave) Abra!

RODOLFO AUGUSTO  -  Mas... é o toilette! Se está fechado, é porque tem alguém!

DANUSA  -  (impaciente) Não discuta. Abra!

RODOLFO AUGUSTO OBEDECEU. ABRIU A PORTA E DEPAROU COM MARIA REGINA E O FOTÓGRAFO AGARRADOS, BEIJANDO-SE ERÒTICAMENTE.

RODOLFO AUGUSTO  -  (gritou, surpreso) Jesus, me chicoteia!

MARIA REGINA E O RAPAZ VOLTARAM-SE, AO MESMO TEMPO, ATERRORIZADOS.

MARIA REGINA  -  Gugu!

DANUSA  -  Desavergonhados!

MARIA REGINA  -  Não é nada disso...

RODOLFO AUGUSTO  -  (respirou fundo e falou, tentando controlar-se) Eu devia estar surpreso, mas não estou! Por quê será, sua biscatezinha barata? E poupe-me dessa frase patética: “não é nada disso que você está pensando!” (dirigiu-se ao fotógrafo) Quanto a você, rapaz, saia daqui. Meu assunto é com ela!

CONSTRANGIDO, O RAPAZ RETIROU-SE, ESGUEIRANDO-SE PELAS PAREDES.

MARIA REGINA  -  Escuta, Gugu: não se esqueça do que nós combinamos: nosso casamento é de fachada. Somos apenas bons amigos!

RODOLFO AUGUSTO  -  Não, minha cara. Amigos se respeitam, e o que você fez aqui foi uma profunda duma sacanagem comigo! Vamos fazer o seguinte: não quero escândalo na minha festa nem na casa da minha amiga Danusa, portanto, vamos sair daqui discretamente, como se nada tivesse acontecido.

MARIA REGINA  -  (respirou aliviada) Ai, Gugu, eu sabia que você ia entender!...

DANUSA  -  (indignada) Gugu!

RODOLFO AUGUSTO  -  (fez um sinal) Esperem. Ainda não terminei. Como estava dizendo, não vou descer do salto! Odeio barracos. Portanto, vamos fazer o seguinte: aproveitando a presença do juiz, vou pedir agora mesmo a anulação dessa palhaçada! E, quanto a você, menina, vai sair desta casa, alegando dor de dente, dor de barriga ou o que achar mais de acordo com sua vulgaridade, e sumir pra sempre da minha vida, entendeu?

MARIA REGINA  -  (angustiada) Mas você não pode fazer...

RODOLFO AUGUSTO  - (cortou) Ou você faz o que estou mandando, ou sua carreira vai pro espaço! Sua reputação vai escorrer ladeira abaixo, junto com todos os seus sonhos de fama e riqueza! Entendeu?

DANUSA  -  (com firmeza) Isso mesmo, Gugu! Entendeu, piriguete?

MARIA REGINA  -  (baixou a cabeça, vencida) Entendi. Vou só trocar de roupa e...

DANUSA  -  (com desprezo) Na-na-ni-na-não! Na minha casa você não fica nem mais um minuto, sua desclassificada! Vai sair como está! Agora!

CORTA PARA:

CENA  6  -  APARTAMENTO DE DANUSA  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.

VÍTOR E HELÔ ERAM SÓ CARINHOS UM COM O OUTRO. ERA VISÍVEL A FELICIDADE DO CASAL, ATÉ A ENTRADA DE RICARDINHO, DE REPENTE, NO APARTAMENTO DA MÃE. TRAJANDO CALÇA JEANS E JAQUETA DE COURO, DESTOAVA DOS CONVIDADOS. PAROU, NO MEIO DA SALA, OLHOU EM VOLTA, SURPRESO. AO VER O CASAL, APROXIMOU-SE.

RICARDINHO  -  (dirigiu-se a Helô) Ué, o que você tá fazendo com esse cara? Você não me disse que não queria olhar mais pra cara dele?

HELÔ EMPALIDECEU.

HELÔ  -  Ricardinho, por favor, vá embora. Olha o escândalo!

RICARDINHO  -  Ir embora? Você esquece que aqui é a casa da minha mãe?

VÍTOR  -  (adiantou-se) Olha aqui, rapaz...

RICARDINHO  -  (gritou) Olha aqui vocês! (e para Helô, com ironia) Lá no seu apartamento, naquela noite, depois que todo mundo foi embora e a gente ficou sozinho...

VÍTOR NÃO SE CONTEVE MAIS; AVANÇOU FORA DE SI PARA RICARDINHO E DEU-LHE UM TREMENDO MURRO, FAZENDO-O CAIR SOBRE A MESA DE DOCES, ESPARRAMANDO TUDO. DANUSA CORREU, TENTANDO EVITAR A REAÇÃO DO FILHO.

DANUSA  -  Parem com isso! Vocês tão loucos?!...

RICARDINHO, ESPUMANDO, EMPURROU A MÃE PARA O LADO.

RICARDINHO  -  Me deixa! Agora ele vai ver. Agora ele só sai daqui de ambulância ou de rabecão, porque eu vou acabar com ele!

RICARDINHO APANHOU UMA FACA SOBRE A MESA.

HOUVE UMA PAUSA DE SUSPENSE, RICARDINHO ESTUDAVA O MOMENTO DE DAR O BOTE. VÍTOR CONTINUAVA ATENTO. SÚBITO, RICARDINHO DEU UM BERRO E SE LANÇOU SOBRE VÍTOR, QUE CONSEGUIU LIVRAR O CORPO. RICARDINHO TROPEÇOU E CAIU. A FACA LHE ESCAPOU DAS MÃOS. IA ALCANÇÁ-LA DE NOVO, MAS RENATÃO COLOCOU O PÉ SOBRE A FACA.

RENATÃO   -  Lute como homem.

RICARDINHO LEVANTOU-SE, FURIOSO E ARREMETEU CONTRA VÍTOR. CONSEGUIU ACERTAR-LHE UM MURRO, MAS VÍTOR REVIDOU E ATIROU-O NOVAMENTE AO CHÃO. ELE FOI CAIR AOS PÉS DE DANUSA, QUE SE ABRAÇOU COM O FILHO. OLIVEIRA RAMOS SEGUROU VITOR E HELÔ PELO BRAÇO.

OLIVEIRA RAMOS  -  (arrastou-os para fora) Vamos embora daqui!
         
RICARDINHO CONTINUOU CAÍDO, DANUSA ABRAÇADA COM ELE. SÚBITO, ELE SE LEVANTOU, SAIU PORTA AFORA.

RODOLFO AUGUSTO  -  (que assistia a tudo, consternado) Droga! De que adiantou  tanto  sacrifício  pra  fazer o casamento mais  chique do ano?  Não tem  jeito,  o   espírito de  barraqueiras, lavadeiras e piriguetes paira  sobre esta festa! Mais um pouco e saímos na página policial dos jornais!

CORTA PARA:

CENA 7  -  APARTAMENTO DE DANUSA  -  FRENTE  -  EXT.  -  NOITE.

RICARDINHO, AINDA OFEGANTE, SAIU DO PRÉDIO, SUBIU NA MOTO E PARTIU EM DISPARADA. A POUCOS METROS À FRENTE, PASSOU AO LADO DE UMA JOVEM MULHER VESTIDA DE NOIVA, QUE PARECIA CAMINHAR SEM RUMO PELAS RUAS DE IPANEMA. ERA MARIA REGINA.

FIM DO CAPÍTULO 69

e no próximo capítulo...


*** Oliveira Ramos e Renatão ficam muito preocupados ao saber pelo  jornal que Mãozinha e Bola 2 foram presos!


*** Oliveira Ramos, decidido a livrar-se da ex-mulher Elisa, arma um plano para tirá-la de sua casa definitivamente! 

EMOÇÕES FINAIS! ÚLTIMOS CAPÍTULOS


NÃO PERCA O CAPÍTULO 70 DE

Nenhum comentário:

Postar um comentário