domingo, 15 de julho de 2012

ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU - Capítulo 73

Novela de Antonio Figueira
Inspirada na Obra de Dias Gomes
CAPÍTULO 73
Personagens deste capítulo:

OLIVEIRA RAMOS
MISS JULY
DANUSA
RENATÃO
RODOLFO AUGUSTO
DELEGADO FONTOURA
VÍTOR
HELÔ
KONSTANTÓPULUS
RICARDINHO
MARIO MALUCO
JUREMA
EMILIANO
MARIETA
SUSI
DETETIVE JONAS
ADELAIDE
SAMUCA
JOANINHA
PORTEIRO

 
CENA 1  -  APARTAMENTO DE DANUSA  -  SALA  -  INT. -  DIA.

Continuação Imediata da última cena do capítulo anterior
 
RODOLFO AUGUSTO EMPALIDECEU. ABRIU A BOCA, SEM ACREDITAR NO QUE VIA. NA CAPA DA REVISTA MASCULINA, A FOTO DE MARIA REGINA NUA, EM POSE SENSUAL.

RODOLFO AUGUSTO  -  Mas... mas é Maria Regina! 

DANUSA  -  Exatamente. É ela. Sua ex-esposa, ou sei lá o quê! E tem mais: abra a revista e veja quem é o autor das fotos!

RODOLFO AUGUSTO FOLHEOU A REVISTA, NERVOSAMENTE, E PAROU AO VER AS FOTOS DE MARIA REGINA.

RODOLFO AUGUSTO  -  Tá aqui. Deixe ver... Fernando Trevisan! Mas, então...

DANUSA  -  Exatamente. Aquele fotógrafo. Eles estão juntos!

RODOLFO AUGUSTO  -  (deu de ombros) Melhor assim. Pelo menos, Maria Regina está realizando seu sonho de ser famosa. Não tenho mais nada a ver com a vida dela!

DANUSA  -  Assim é que se fala, meu amigo! Mas e a sua vida, como vai ficar?

RODOLFO AUGUSTO  -  Como assim... não entendi.

DANUSA  -  Falo da sua vida sentimental. Ah, Gugu, eu adoraria ver você apaixonado por alguém que o amasse sinceramente...

RODOLFO AUGUSTO  -  Bobagem. Já me acostumei a viver sozinho. Quero saber de você: como está o romance com o Gouveia Neto?

DANUSA  -  (sorriu, com ar de mistério) Estamos nos conhecendo. É um homem muito interessante... e inteligente.

RODOLFO AUGUSTO  -  Vejo que aquele brilho no olhar continua. Isso é um bom sinal! Estou torcendo por vocês!

DANUSA  -  Obrigada, Gugu! 

RODOLFO AUGUSTO  -  Bem, tenho que voltar correndo pro ateliê. Sabe, estou atarefadíssimo costurando um modelito especial para arrasar no noivado do Oliveira Ramos... Nos vemos lá, não é?

DANUSA  -  Eu adoraria, Gugu! Quase cortei os pulsos, mas como posso sair de casa com a cara toda inchada da plástica? Impossível!

RODOLFO AUGUSTO  -  Tem razão... pode deixar que depois te conto tudo! Tchau, nega!

CORTA PARA:

CENA  2  -  DELEGACIA  -  SALA DO DELEGADO FONTOURA  -  INT.  -  DIA.

DELEGADO FONTOURA  -  Muito bem, Dona Heloísa. A senhora já contou tudo. Só há um ponto no seu depoimento que falta elucidar. A senhora disse que deixou Nívea por volta de uma hora da madrugada, tomou seu carro e foi pra casa. Chegou em casa a que horas?

HELÔ  -  Não tenho certeza. Talvez às duas...

DELEGADO FONTOURA  -  Do Castelinho à sua casa, de carro, não se pode levar mais de cinco minutos. Por que a senhora demorou tanto?

HELÔ  -  (começou a ficar nervosa) Eu fiquei rodando... rodando...

FONTOURA OLHOU-A NOS OLHOS, INQUISITORIALMENTE.

DELEGADO FONTOURA  -  Fale a verdade, Dona Heloísa. Quero a verdade! A verdade!

HELÔ  -  (reagindo nervosamente) Pois já lhe disse! Se quiser acreditar, acredite! Se não quiser, dane-se!

CORTA PARA:

CENA  3  -  APARTAMENTO DE RENATÃO  -  QUARTO  -  INT.  -  NOITE.

RENATÃO ESTAVA DIANTE DO ESPELHO, AJUDADO POR KONSTANTÓPULUS, PREPARANDO-SE PARA A FESTA.

KONSTANTÓPULUS  -  ... quatro casamentos, indo para o quinto! Esse Oliveira Ramos não cansa? No lugar dele, eu já teria desistido!

RENATÃO  -  Bem, é claro que você, que é um pobre-diabo, que não tem onde cair morto, não teria tantas mulheres sempre dispostas a casar. Agora, se você tivesse quarenta o oito agencias bancárias... a coisa mudava de figura. Teria todas as mulheres a seus pés!

“ALELUIA!  ALELUIA!”

RENATÃO  -  Veja se não é algum chato, Konstan.

CORTA PARA:

CENA  4  -  APARTAMENTO DE RENATÃO  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.

O MORDOMO FOI ATENDER. ABRIU A PORTA E HELÔ ENTROU.

HELÔ  -  Boa noite. Eu queria falar com Renatão... em particular.

KONSTANTÓPULUS  -  Um momento, por favor.

KONSTANTÓPULUS SAIU. EM POUCOS SEGUNDOS, RENATÃO ENTROU NA SALA.

RENATÃO  -  Estava me preparando para ir à recepção do Oliveira Ramos., você não vai?

HELÔ  -  Vou... depois. Vim antes porque... preciso esclarecer um assunto

HELÔ VOLTOU-SE PARA RENATÃO E OLHOU-O DE FRENTE, NOS OLHOS.

HELÔ  -  Quero que você me diga uma coisa. Na noite em que Nívea morreu... eu estive aqui?

O PLAYBOY NÃO RESPONDEU IMEDIATAMENTE. SORRIU, UM SORRISO UM TANTO CÍNICO.

RENATÃO  -  Você já esqueceu?...

HELÔ  -  Sim, esqueci. Tudo o que se passou comigo naquela noite eu havia esquecido. Aos poucos, fui lembrando. Há pouco tempo, Dr. Leivas me hipnotizou e eu consegui lembrar quase tudo... exceto o que fiz entre uma e duas horas da madrugada. Acho que porque ele não me perguntou. Hoje, na polícia, eu lembrei!

RENATÃO  -  Nunca pude falar nada a esse respeito... pra não lhe comprometer. Inclusive, isso nos teria livrado de qualquer suspeita. Foi na hora do crime. Seria um álibi perfeito. Mas, por cavalheirismo, eu estava e estou impedido de usar...

HELÔ ESTAVA ABALADA. ENVERGONHADA, MESMO.

HELÔ  -  Eu tinha esquecido... De qualquer maneira, eu lhe agradeço. Foi um “beau geste” de um cafajeste...

RENATÃO VOLTOU A SORRIR.

RENATÃO  -  Os cafajestes também tem o seu código de ética. E você não tem nada que agradecer. Você esqueceu aquela noite, mas eu não esqueci...

A MOÇA OLHOU-O DE FRENTE, AGORA.

HELÔ  -  Então, esqueça.

CORTA PARA:

CENA  5  -  APARTAMENTO DE EMILIANO  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.

EMILIANO  -  Tem certeza de que não quer mesmo ir à festa do Oliveira Ramos? Ele fez questão de me entregar o convite pessoalmente...

MARIETA  -  (irredutível) Não. Apesar do convite, da deferencia do Oliveira Ramos, não me sinto bem entre grâ-finas. Além de outros motivos, esse é um deles.
    
EMILIANO  -  Marieta, não seja tão radical... Olha, a gente ia só pra dar uma satisfação: chegar lá, cumprimentar e sair.

MARIETA  -  Já disse que não. Não tenho vontade de olhar pra cara da Helô!

 EMILIANO  -  (balançou a cabeça, e sentou-se numa poltrona) Ô mulher teimosa!...

MARIETA DESVIOU OS OLHOS DA TV E ENCAROU O MARIDO.

MARIETA  -  Emiliano, se você quiser, vá sozinho. Não me importo.

EMILIANO  -  Não mesmo? Tem certeza?

MARIETA  -  (sorriu e falou com sinceridade) Honestamente? Não quero ser egoísta, mas eu adoraria se você ficasse aqui, comigo. Hoje vai passar um filme ótimo na TV!

EMILIANO  -  Pensando bem... acho que vou preferir ficar. Faz uma pipoca pra gente?

MARIETA  -  (levantou-se, com ar de satisfação) Metade doce e metade salgada, do jeito que você gosta! É pra já!

CORTA PARA:

CENA  6  -  APARTAMENTO DE OLIVEIRA RAMOS  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.     

ALGUNS CONVIDADOS JÁ SE ACHAVAM PRESENTES, QUANDO HELÔ E VÍTOR ENTRARAM NA SALA. OLIVEIRA FOI AO ENCONTRO DELES.

OLIVEIRA RAMOS  -  Minha filha!  Estava ansioso para que vocês chegassem. Como foi tudo?

HELÔ  -  Contei tudo o que sabia; o delegado ficou insistindo  em coisas que eu não lembrava e mandei ele se danar!  

OLIVEIRA RAMOS  -  (surpreso) O delegado?

HELÔ  -  Ele mesmo. Mas tá tudo bem, fique tranquilo (e passeou os olhos pela sala) A minha nova mamãe já chegou?

OLIVEIRA RAMOS  -  Ainda não. Mas não deve demorar. Você vai ter uma surpresa.

HELÔ  -  (com os olhos brilhando de curiosidade) Uma surpresa?

OLIVEIRA RAMOS  -  (riu) Eu acho que você vai gostar dela (virou-se para Rodolfo Augusto, que entrava, e foi recebê-lo) Seja bem-vindo, meu caro Rodolfo Augusto. E sua esposa, Maria Regina, não veio?

RODOLFO AUGUSTO  -  Vejo que ainda não soube. Nosso casamento foi anulado. Na verdade, aquela festa foi apenas um pretexto pra reunir os amigos.

OLIVEIRA RAMOS -  (sorriu, divertido) Adoro esse seu senso de humor, Rodolfo Augusto!

NESSE INSTANTE, ENTROU SUSI. OLIVEIRA SE PERTURBOU UM POUCO, MAS FOI AO ENCONTRO DELA.
OLIVEIRA RAMOS  -  Susi, mas que surpresa! Não pensei que viria...

SUSI   -  Não resisti ao desejo de ver a cara de minha substituta!

CORTA PARA:

CENA  7  -  DELEGACIA  -  SALA DO DETETIVE JONAS  -  INT.  -  NOITE.

NO DISTRITO, JONAS ACABAVA DE ATENDER O TELEFONE.

DETETIVE JONAS  -  É ele, sim. Quem está falando?

HOMEM  -  (do outro lado da linha) O porteiro do edifício de Jurema, lembra? O sinhô pediu pra avisá... O barbudo... Mariozinho Maluco, tá lá agora, no apartamento de Jurema... Mas escute... olhe o que o sinhô me prometeu...

DETETIVE JONAS  -  Pode ficar tranquilo. O seu tá garantido. Vamos já pra aí.

JONAS DESLIGOU. COMEÇOU A DISCAR NOVAMENTE.

DETETIVE JONAS  -  Alô? Dr. Fontoura? Negócio é o seguinte... Acabei de saber onde seu filho, Mariozinho está e... Onde?... No apartamento dela!... O senhor quer que a gente dê uma batida?

CORTA PARA:

CENA  8  -  APARTAMENTO DO DELEGADO FONTOURA  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.

FONTOURA FALAVA COM JONAS NO CELULAR, E ERA OBSERVADO, ATENTAMENTE, PELA MULHER, ADELAIDE.

FONTOURA  -  (ao celular) Se quero? Prepare uma viatura, imediatamente! Eu vou chefiando. Té já.

ADELAIDE  -  Quem era?

FONTOURA  -  Não é nada... Caso de rotina.

MAS ADELAIDE PERCEBEU, PELO NERVOSISMO DO MARIDO, DO QUE SE TRATAVA. FONTOURA PÔS O CINTURÃO COM O REVÓLVER. EM SEGUIDA, SAIU.

ADELAIDE FICOU SEM SABER O QUE FAZER. FOI AO TELEFONE E DISCOU.

ADELAIDE  -  Alô? Donde fala? Por favor, Mariozinho está aí? É a mãe dele!

CORTA PARA:

CENA  9  -  APARTAMENTO DE JUREMA  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.

JUREMA ESTAVA COM O FONE NA MÃO. MARIO E RICARDINHO SENTADOS NO CHÃO, FUMANDO.

JUREMA  -  É a sua mãe, você atende?

MARIO MALUCO FEZ QUE SIM COM A CABEÇA E LEVANTOU-SE.

RICARDINHO  -  (advertiu) Cuidado! Pode ser um truque!

MARIO HESITOU UM INSTANTE. ACABOU ATENDENDO.

MARIO MALUCO  -  Mãe... é você?

ADELAIDE  -  (do outro lado da linha) Olha, a polícia tá indo praí! Seu pai também!...

MARIO MALUCO  -  É? Caramba! Brigado, mãe! (desligou e virou-se para Ricardinho, os olhos arregalados de pavor) A polícia tá vindo pra cá! Vou cair fora!

RICARDINHO  -  (gritou, levantando-se do chão) Vou com você!

JUREMA  -  (tentou impedir, segurando-lhe o braço) Ricardinho! Não é melhor ele ir sozinho?

RICARDINHO  -  Que nada! Ele é meu amigo! Me solta!

O RAPAZ SOLTOU-SE COM UM SAFANÃO E SAIU ATRÁS DE MARIO.

JUREMA  -  (estendeu a mão, inùtilmente) Cuidado!...

CORTA PARA:

CENA  10  -  PRÉDIO DO APARTAMENTO DE JUREMA  -  FRENTE  -  EXT.  -  NOITE.

RICARDINHO E MARIO MALUCO CRUZARAM A PORTARIA CORRENDO, GANHARAM A RUA, MONTARAM  NAS MOTOS E PARTIRAM EM DISPARADA.

CORTA PARA:

CENA  11  -  APARTAMENTO DE OLIVEIRA RAMOS  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.

SAMUCA E JOANA CHEGARAM À FESTA. ELA, UM POUCO ACANHADA, MAS ELEGANTÍSSIMA.

SAMUCA  -  Pô, você tá com uma cara de quem tá entrando numa jaula de leão. Vê se bota uma cara mais alegre.

JOANINHA  -  (fez um muxôxo) Nao gosto de festa de grâ-fino. Fica todo mundo reparando no vestido da gente...

SAMUCA  -  Pois deixe repararem. Você está elegantíssima! Modelo Rodolfo Augusto exclusivo.

OLIVEIRA CUMPRIMENTOU SAMUCA E JOANA SEM GRANDE ENTUSIASMO.

OLIVEIRA RAMOS  -  Como vai, Samuca? Boa noite, dona Joana.

SAMUCA ESTAVA EFUSIVO. JOANA, TÍMIDA.

SAMUCA  -  Olá, Oliveira!

OLIVEIRA RAMOS  -  Boa noite...

SAMUCA  -  A noiva?... Queremos conhecer a noiva!

OLIVEIRA RAMOS  -  (encarou-o friamente) Ainda não chegou.

OS DOIS SE AFASTARAM. O BANQUEIRO APROXIMOU-SE DE MISS JULY.

OLIVEIRA RAMOS  -  Eu não mandei convite pra ele... Como é que ele entrou?

CORTA PARA:

CENA  12  -  PREDIO DO APARTAMENTO DE JUREMA  -  FRENTE -   EXT.  -  NOITE.

O CARRO DA POLÍCIA ESTACIONOU EM FRENTE AO PRÉDIO DE JUREMA. JONAS E FONTOURA ESTAVAM DENTRO. O DETETIVE SALTOU E FOI CONVERSAR COM O PORTEIRO, QUE APONTOU NA DIREÇÃO EM QUE MARIO E RICARDINHO FUGIRAM NAS MOTOS. JONAS VOLTOU PARA O CARRO E ESTE PARTIU EM DISPARADA ATRÁS DELES. QUANDO JÁ DOBRAVA A ESQUINA, JUREMA SAIU CORRENDO DO PRÉDIO.

CORTA PARA:

CENA  13  -  APARTAMENTO DE OLIVEIRA RAMOS  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.

A FESTA AGORA IA MAIS ANIMADA NA RESIDENCIA DE OLIVEIRA RAMOS.

OLIVEIRA RAMOS  -  Meu caro Embaixador... Senhora Embaixatriz... é um prazer recebê-los!

CORTA PARA:

CENA 14  -  RUAS DE IPANEMA/LEBLON  -  EXT.  -  NOITE.

RICARDINHO E MARIO MALUCO CONTINUAVAM EM DISPARADA. MUITAS RUAS ATRÁS, SEGUIA O CARRO DA POLÍCIA, NA PERSEGUIÇÃO.


FIM DO CAPÍTULO 73


E NO PRÓXIMO CAPÍTULO...


*** No penúltimo capítulo, prossegue animada a festa de noivado do banqueiro Oliveira Ramos, enquanto lá fora, nas ruas de Ipanema, Ricardinho e Mario Maluco tentam escapar da perseguição implacável do delegado Fontoura.


*** Oliveira Ramos apresenta, finalmente, sua futura quinta esposa!


EMOÇÕES FINAIS! ÚLTIMOS CAPÍTULOS


NÃO PERCA O PENÚLTIMO CAPÍTULO DE


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário