segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

    


    CAPÍTULO 7

                                                                     
     Na casa do rancho Coragem a família reunida jantava em companhia de Duda. João não havia chegado do encontro que tivera com os negociantes estrangeiros. A graciosidade de Potira chamara a atenção do moço. Os olhos de Duda acompanhavam os movimentos da jovem.
     -Essa índia ficou uma beleza!
     Jerônimo, sem que ninguém notasse, voltou os olhos para Potira. O amor que nascera entre os dois, apesar das negativas do rapaz, era coisa que só motivo de sangue poderia impedir. A própria Sinhana sentira isso e tentava cortar as ilusões de ambos antes que as coisas piorassem... Ela, também, secretamente, acreditava que a bela índia fosse filha do marido. O amor de ambos nascera como o próprio mato da região e crescia a cada instante.
     O velho Bastião ouvia Duda contar a história de sua vida na cidade grande.
     -Lá também a gente tem de se defender como pode. Duas vezes fui parar no Juizado de Menores. Duas vezes fui preso. Passei fome, pai. Quando saí daqui não tinha profissão, nem nada. Mal sabia ler,  se lembra?
     -E dispois, como é que ocê chegou a ser jogador, mesmo?
     -Ah, isso foi depois de uns dois ou três meses. Morrendo de fome, dormindo em praças, fugindo dos guardas, um dia fui jogar uma pelada num campo de subúrbio. Um cara lá me viu e perguntou se eu queria ir treinar no Flamengo. Eu fui e me botaram no juvenil. Daí a coisa foi fácil.
     Sinhana entrou na conversa.
     -E esse tal de Flamengo... é time bão?
     -O maior time do mundo, mãe!
     Duda passou a mostrar fotos de sua presença nos estádios.
     -Esta ao lado de Pelé... aqui com Garrincha... este é o Rubens.
     Uma voz encheu de calor o recinto da sala.
     -E este aqui é Duda e João...
     Todos os olhos se voltaram para João Coragem, que acabara de chegar, braços abertos, sorriso largo. Os dois irmãos se abraçaram, demoradamente.
     -Veja só, tá um home o safado! E famoso. Aquele gato pingado... tá famoso! Jogador de futebol, veja só.
     Sebastião aproximou-se dos filhos.
     -Vamo todos tomá um gole. Hoje é dia de alegria na casa de Sebastião Coragem. Vamo beber em honra a esse tal de doutô Flamengo!




NÃO PERCA O CAPÍTULO 8 DE IRMÃOS CORAGEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário