sexta-feira, 14 de janeiro de 2011


     CAPÍTULO  3


    Na outra banda da cidade, os tratores desvirginavam o solo á cata de diamantes. Chapelão caído sobre os olhos, o Coronel Pedro Barros enxugava a testa com um lenço úmido de suor. O trabalho se desenvolvia com a ajuda de novas máquinas. Trabalho penoso, amenizado pela força do aço que abria sulcos na pele dura da terra. Pedro Barros dava ordens, gesticulava, gritava. Seus cabelos e barba, grisalhos, embebidos de suor. O sol queimava. Depois de alguns minutos afastou-se em direção ao rio. O garimpo faiscava. Dezenas de homens peneiravam, pés submersos, água na altura dos joelhos, á procura das gemas que não lhes pertenciam. Da fortuna que jamais lhes serviria no futuro. Braz Canoeiro era um deles. Negro, de bonita estampa, leal, bom caráter. O suor que lhe escorria das costas parecia refletir, qual espelho, o olho coruscante do sol. Juca Cipó acabava de chegar.Desmontou e observou o bando em atividade. Seus olhos fixaram a figura em negro de Braz Canoeiro e se concentraram em seu gesto natural de limpar os lábios com o dorso da mão.
    -Peguem esse homem!
    -Qual homem, seu Juca? – interveio o capanga.
    Juca correu na direção do negro.
    -Braz Canoeiro. Ele engoliu um diamante!
    O garimpo parou de estalo para assistir á cena. Vencido pelo jagunço, Braz foi lançado ao solo, de encontro ao cascalho.
   -Cês tão enganado... eu não engoli nada, não.
    -Engoliu sim. Eu vi. Vi quando ocê passô a mão na boca, nego nojento.
    -Passei sim, mas não engoli nada... juro.
    Braz empalideceu. Abriu a boca com as duas mãos. O Coronel Pedro Barros se aproximou do local. Severo nos seus sessenta e poucos anos.
    -Que foi que houve aí?
    -Esse crioulo sujo, seu coroné. Engoliu um diamante.
    -Façam ele botar pra fora.
    Braz reagiu amedrontado.
    -Não é verdade, seu coroné. Eu não engoli nada. Juro por Deus, pela minha mãe.
    -Façam ele cuspir o diamante. Por cima ou por baixo. Cadê o óleo de rícino?
    De um salto o jagunço chegou á cabana onde estavam guardados o material de trabalho, alimentos e remédios de uso permanente. Voltou com uma garrafa na mão. Braz gritava, enlouquecido, apavorado.
    -Não! Eu não engoli nada. Eu não engoli...
    Juca Cipó puxou do revólver, puxou com violência a cabeça do negro e encostou o cano na têmpora encarapinhada.
    -Vamos, bebe ou morre!
    Braz ingeriu todo o conteúdo. E caiu ao solo.


João (Tarcisio Meira) e Lara (Gloria Menezes)


    Na igrejinha branca, o papel de seda multicolorido, cortado em tiras, se destacava qual pintura em alto-relevo. A cidade vivia. Coroado se engalanava para receber seu filho famoso. De um lado para outro da rua estreita, a faixa se destacava – SEJA BEM-VINDO, DUDA. Pés no chão, calça de brim, rota, aqui e ali desenhada de remendos coloridos, um tabaréu palitava os cacos de dentes, debruçado no balcão sujo da bodega. Deu uma bicada, cuspindo o pardo do fumo de mistura á brancura da aguardente que queimava. Ao longe um sino tangia. Na rua  um moleque pregava  o “sabor da cocadinha de côco”. O bimbalhar do chocalho conduzia o jumento da água ao seu destino. No  armarinho-tem-de-tudo, Dona Ana vendia rendas e peças  de chita .A cidade vibrava.  Coroado estava em festa. De repente o monstrengo estremeceu a rua . João Coragem surgia num fordeco 34, caindo aos pedaços . Sinhana de vestido novo, sorridente. Jerônimo, medalhão sobre o peito, admirando as novidades e João, feliz, na direção do calhambeque. Mostrou a faixa embalada pelo vento.
    -Olha, mãe. Vou lê: SEJA BEM-VINDO, DUDA.
    -Como é que já souberam? – indaga ao filho.
    -Todo mundo sabe. Tão preparando um festão pra quando ele chegá.




    A moça apareceu na esquina. Quase correndo no seu andar lépido e aprumado. Rita de Cássia era toda excitação. O vestido florido, de saia rodada, escondia formas firmes e arredondadas. Os seios saltavam a cada movimento da jovem, na tentativa de libertar-se da prisão do pano. As faces vermelhas acentuavam o rubor no esforço da pressa.
    -João.
    -Rita.
    A velha Sinhana interveio. Rita conteve o entusiasmo.
    -Oh, Sinhana... É verdade que ele chega mesmo amanhã?
    João apontou a faixa, orgulhoso:
    -Tu não ta vendo? Tem faixa na rua. Banda ensaiando. Parece até deputado em véspera de eleição.
    -Eu quase não acreditei. Faz tanto tempo...
    -Sete anos, Ritinha. Sete anos – esclareceu Sinhana. Quando saiu daqui, tinha 16. Ta um home.
    -Será que ele ainda se lembra da gente?
    -Intão num havia de se lembrá, Ritinha? De mim, que sou mãe dele?
    Rita desconcertou-se.
    -Eu... espero que não tenha me esquecido, também.
    Era visível a preocupação da moça. Naquele momento via o pai sair da farmácia e se aproximar do grupo. Ritinha se despediu apressadamente.
    -Té logo, Sinhana. Té logo, João.
    Enquanto Ritinha se afastava, Sinhana comentou com o filho:
    -Por quê tanto assanhamento dessa menina?
    -Não se lembra, mãe? Ela foi namorada do Duda.
    -Ah, é verdade...




    O cadilaque de Pedro Barros estacionou pouco atrás do fordeco. Maria de Lara deixara a quietude da fazenda em busca do rebuliço de Coroado. Quase ninguém conhecia a filha do coronel na cidadezinha agitada dos garimpos. Desde menina, presa nos limites da fazenda, quando moça fora para o Rio e só agora retornara, professora, para a tranqüilidade das terras do coronel. Comentava-se a beleza, a bondade da filha do coronel – um oásis no clima de violência da fazenda do pai. O carro permanecia parado. No rosto da moça a doçura, a meiguice. Foi isto que mais impressionou João Coragem ao se aproximar do veículo. “Bela demais...” pensou. As palavras de Jerônimo despertaram-no do repentino enlevo.
    -Quê que ce viu aí dentro, mano?
    -Um diamante, Jerônimo. Um rubim daqueles!
    -Num é o carro de Pedro Barros?
    -É. Mas ela quem é?
    -Sei lá, João. Vamo simbora. Isso é bamburra demais pra nós.

    NÃO PERCA O 4. CAPÍTULO DE IRMÃOS CORAGEM!!!
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário