quinta-feira, 14 de junho de 2012

ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU - Capítulo 59

Novela de Toni Figueira
Inspirada na Obra de Dias Gomes


CAPÍTULO 59
Personagens deste capítulo:

RICARDINHO
HELÔ
MARIO MALUCO
VERINHA
RENATÃO
SAMUCA
KONSTANTÓPULUS
MARIA REGINA
RODOLFO AUGUSTO
OLIVEIRA RAMOS
CELSO BARROSO
VIRGÍNIA
GOUVEIA NETO
BABI


CENA 1  -  APARTAMENTO DE HELÔ  -  VARANDA  -  INT.  -  NOITE.

Continuação Imediata da Última Cena do Capítulo Anterior

A REAÇÃO DE HELÔ FOI IMEDIATA: APÓS O MOMENTO DE SURPRESA, MORDEU COM FORÇA O LÁBIO SUPERIOR DE RICARDINHO, QUE DEIXOU ESCAPAR UM GRITO DE DOR E EMPURROU-A.

RICARDINHO  -  Sua louca! (levou a mão à boca e viu que sangrava) Olha o que você fez!

HELÔ  -  (fora de si) Nunca mais faça isso! Da próxima vez eu arranco um pedaço da sua boca!

RICARDINHO  -  (recuou) Desculpe, Helô. Acho que peguei pesado... É... é que eu tava com muita vontade de beijar você, pô! Eu tenho que te dizer... que eu tô amarradão de você! Me dá uma chance, vai!

HELÔ  -  Chega! Não quero ouvir mais nada!

DITO ISTO, VOLTOU PARA A SALA E DESLIGOU O SOM, SOB OS PROTESTOS DA TURMA.

HELÔ  -  Pessoal, acabou a festa!  Todo mundo pra fora, agora!

MARIO MALUCO  -  Que é isso, Helô? Tá louca? Vai botar a gente pra fora, assim, no melhor da festa?

HELÔ  -  (abriu a porta, decidida) Isso é pra você também, Mario. Desculpem, mas eu não tou bem. Quero ficar sòzinha!

VERINHA  -  Pessoal, conheço a Helô muito bem. Se ela resolveu isso, é melhor todo mundo cair fora!

HELÔ  -  Obrigada, Verinha.

VERINHA  -  Você tá bem, amiga?

HELÔ  -  Tou, obrigada, Verinha! Me liga amanhã!

RICARDINHO  -  (aproximou-se, a mão na boca) E eu?

HELÔ  -  Você também. Depois a gente se fala. Tchau!

HELÔ EMPURROU RICARDINHO PARA FORA E FECHOU A PORTA. RESPIROU FUNDO E DEIXOU-SE CAIR NO SOFÁ.

CORTA PARA:

CENA  2  -  APARTAMENTO DE RENATÃO  -  SALA  -  INT.  -  DIA.

FAZIA UM BELO DIA DE SOL. DA JANELA, RENATÃO VIA O AVIÃO CARREGANDO A FAIXA “ME DÁ UMA CHANCE, BABI, RENATÃO”, CRUZAR A PRAIA DE IPANEMA, EM DIREÇÃO AO LEBLON.

RENATÃO  -  (melancólico) Não é possível que ela vai continuar fazendo jogo duro!...

SAMUCA ENTROU, E ESTENDEU-LHE O JORNAL.

SAMUCA  -  Bom dia, meu velho! Você já leu isto?

RENATÃO TOMOU O JORNAL E COMEÇOU A LER.

RENATÃO  -  Cara, o padre resolveu balançar o coreto!

SAMUCA  -  Mais do que isso. Eu acho que ele resolveu tocar fogo no circo. E nesse incêndio, muita gente pode se queimar. Inclusive eu e você!

RENATÃO FICOU SÉRIO DE REPENTE.

CORTA PARA:

CENA  3  -  APARTAMENTO DE RODOLFO AUGUSTO  -  ATELÊ  -  INT.  -  DIA.

MARIA REGINA DESFILAVA, DE UM LADO PARA O OUTRO, COM UM LIVRO NA CABEÇA, SOB O OLHAR ATENTO DE RODOLFO AUGUSTO.

RODOLFO AUGUSTO  -  Mais leveza nesse corpo, menina! Você está andando como se tivesse um saco de batatas na cabeça!

MARIA REGINA  -  Ai, já tou cansada, Rodolfo! Faz uma hora que eu tou andando de um lado pro outro com esse livro e nunca tá bom pra você!

RODOLFO AUGUSTO  -  (fazendo ondas no ar com as mãos) Deslize, como uma pluma! Faça um olhar “blazé” e não encare ninguém; como se nada existisse no mundo, a não ser você.

MARIA REGINA  -  (tentando seguir as recomendações do costureiro) Assim?

RODOLFO AUGUSTO  -  Isso! Ainda falta muito, mas já melhorou bastante! Você não quer ser famosa? Pois então, meu amor, esse é o preço! Faltam apenas três dias pro desfile da minha coleção primavera/verão, e você, como minha noiva, tem de ser a sensação da noite! É a sua grande chance! Toda a alta sociedade carioca vai estar presente!

MARIA REGINA  -  Só de pensar, me dá um nervoso!...

RODOLFO AUGUSTO  -  Vamos! Vamos, não pare!

CORTA PARA:

CENA  4  -  BANCO OLIVEIRA RAMOS  -  SALA DE OLIVEIRA  -  INT.  -  DIA

A VOZ DA SECRETÁRIA SOOU NO INTERFONE.

VIRGÍNIA  -  (off)  Dr. Oliveira, está aqui o Dr. Celso Barroso. Deseja falar-lhe.

OLIVEIRA RAMOS  -  (fez uma pausa e franziu a testa) Mande-o entrar, D. Virgínia.

CELSO BARROSO ENTROU E ESTENDEU-LHE A MÃO.

DR. CELSO  -  Como vai, Dr. Oliveira? Obrigado por me receber.

OLIVEIRA RAMOS  -  O senhor é o advogado de Jurema de Alencar, não é isso?

DR. CELSO  -  Isso mesmo. Dr. Oliveira, o que me trás aqui é mais uma tentativa de reaver o medalhão...

OLIVEIRA RAMOS  -  (cortou, seco) ... que o senhor já tentou, sem sucesso, indo ao apartamento de minha filha!

DR. CELSO  -  (medindo as palavras) Exatamente. Desculpe a insistência, mas é muito importante para chegarmos à verdade no caso Nívea Louzada. Por isso venho aqui, pedir a sua ajuda.

OLIVEIRA RAMOS  -  Dr. Celso Barroso, eu compreendo que o senhor está fazendo seu trabalho na busca da verdade... mas, aqui entre nós, acha mesmo que eu lhe ajudaria a conseguir provas que poderiam comprometer a minha filha?

DR. CELSO  -  Eu acredito sempre que a verdade está acima de tudo. E se sua filha for inocente, não terá nada a temer.

OLIVEIRA RAMOS  -  Meu caro, gosto da sua sinceridade. E vou retribuir da mesma forma: esse medalhão está em meu poder, e sei a importância que tem como prova. Eu acredito piamente na inocência de minha filha, e, por isso mesmo, não vou expô-la fornecendo provas que poderão incriminá-la!

DR. CELSO  -  Sendo assim, vou ter que encaminhar o pedido de revisão sem a prova. Pois, de qualquer maneira, o Juiz pode mandar realizar diligências e deferir o pedido.

OLIVEIRA RAMOS  -  Faça como quiser, Dr. Barroso.

DR. CELSO  -  (levantando-se) Passar bem.

OLIVEIRA RAMOS  -  Passar bem.

CORTA PARA:

CENA  5  -  PAVILHÃO FASHION RIO  -  INT.  -  NOITE.

TRES DIAS DEPOIS, O DESFILE DE MODAS DE RODOLFO AUGUSTO FOI UM SUCESSO. MARIA REGINA CONSEGUIU DISFARÇAR BEM A INSEGURANÇA INICIAL E BRILHOU AO LADO DE MODELOS FAMOSAS, COMO RENATA KUERTEN. RODOLFO AUGUSTO NÃO CABIA EM SI DE CONTENTAMENTO. ERA ALVO DOS FLASHES DOS FOTÓGRAFOS, REPÓRTERES E CONVIDADOS PRESENTES AO EVENTO.

NA PLATÉIA, HELÔ APLAUDIA, AO LADO DE RENATÃO.

RENATÃO  -  Como é que você tá?

HELÔ  -  (deu de ombros) Vivendo...

RENATÃO  -  Que tal um vinho, na minha casa?

HELÔ  -  (olhou-o, desconfiada) Renatão, dá um tempo! Somos amigos. Cantada, entre nós não rola mais, né?

RENATÃO  -  (ergueu os braços, na defensiva) Calma! Não é cantada. Gosto de você, Helô. Quero conversar, só isso...

HELÔ  -  (sorriu) Sendo assim... tá bem, eu vou.

CORTA PARA:

CENA 6  -  APARTAMENTO DE RENATÃO  -  SALA  -  INT.  -  NOITE.

RENATÃO E HELÔ BRINDARAM COM DUAS TAÇAS DE VINHO TINTO.

HELÔ  -  Adoro vinho!

RENATÃO  -  Quer dizer, então, que você está mesmo separada do padre!

HELÔ ASSENTIU. CAMINHOU ATÉ A JANELA, APRECIANDO A VISTA NOTURNA DA PRAIA DE IPANEMA.

RENATÃO  -  Não sei o que você fez a ele, mas está na cara que Vítor é hoje um homem ferido, magoado, que quer ir à forra! O diabo é que muita gente que não tem nada com o peixe vai levar as sobras! (pegou o jornal sobre a mesa) A prova está aqui, diante dos nossos olhos! Já viu a reportagem no “Correio da Tarde”?

HELÔ  -  (pegou o jornal) Já. Mas não quero acreditar! Vítor não é homem para alimentar desejo de vingança. Conheço-o bem.

RENATÃO  -  Pô, as coisas que conta de seu pai... da sua família...

HELÔ  -  E eu com isso? Tomara que ele arrebente com tudo, mesmo. Sou até capaz de ajudar. Tou a fim disso também!

RENATÃO  -  (teve um gesto impaciente) Achei esquisito que ele tivesse ido tão longe, falando inclusive da primeira mulher do Oliveira. Além do mais, que é que tem o pobre do Oliveira e sua mãe, a ver com a morte de Nívea? Você, ainda vá lá...

HELÔ  -  (se voltou, rápida) Vá lá, por quê?

RENATÃO  -  Bem, você era amiga dela.

HELÔ  -  Se for assim, muita gente vai entrar na dança!

ALGUÉM TOCOU A CAMPAINHA E KONSTANTÓPULUS FOI ATENDER.

RENATÃO  -  É o que eu também acho... Muita gente...

RICARDINHO ENTROU NA SALA.

RENATÃO  -  ... inclusive, Ricardinho!

HELÔ APERCEBEU-SE DA CHEGADA DE RICARDINHO E VIROU-LHE AS COSTAS, UM POUCO PERTURBADA.

RICARDINHO  -  Tão falando de mim? Qual o assunto?

RENATÃO ATIROU O JORNAL PARA RICARDINHO. ELE LEU, SOFREU O PRIMEIRO IMPACTO. DEPOIS, PROCUROU SORRIR.

RICARDINHO  -  Caramba! O padreco endoidou!

HELÔ  -  Eu vou para casa. (olhou na direção de Ricardinho) E não venha atrás de mim!

HELÔ ABRIU A PORTA E SAIU. RENATÃO SORRIU, MALICIOSO.

RENATÃO  -  Cuidado, rapá. Quem mexe com mulher de padre, tem sete anos de azar!

HOUVE UMA LONGA PAUSA EM QUE RICARDINHO FICOU PARADO, OLHANDO PARA A PORTA.

RICARDINHO  -  (com um sorriso enigmático) Ela vai estar na minha, você vai ver... Vai estar e não demora!

RENATÃO  -  (coçou a cabeça) Isso tá me cheirando a encrenca!... Só não entendo uma coisa: você não era namorado da melhor amiga dela, a Nívea? Como surgiu esse interesse... Do nada?

RICARDINHO  -  Nívea tá morta, velho! Eu sempre curti a Helô... Acontece que, antes, não tinha chance. Mas, agora... sinto chegou o momento de investir!

CORTA PARA:

CENA  7  -  APARTAMENTO DE OLIVEIRA RAMOS  -  SALA DE JANTAR  -  INT.  – DIA.

OLIVEIRA RAMOS TOMAVA O CAFÉ DA MANHÃ EM COMPANHIA DE HELÔ E ELISA, E AO MESMO TEMPO FOLHEAVA O JORNAL.

OLIVEIRA RAMOS  -  (cenho franzido) Ontem, o Celso Barroso teve a coragem de ir ao banco pedir minha ajuda pra reaver o medalhão! Em meio a essa confusão toda, pra me perturbar ainda mais, só falta o Juiz conceder a revisão criminal!

HELÔ  -  Isso... pode me prejudicar?

OLIVEIRA RAMOS  -  Não, não vai acontecer nada de mais. Talvez novos aborrecimentos, e só. Aliás, de uns tempos pra cá,  parece que tudo está desmoronando. Eu me separei de Susi, você de Vítor, agora esse escâncalo pelos jornais. (apontou a matéria) Olha só: hoje, ele investiu também contra Danusa Miranda, Ricardinho, os filhos do Delegado Fontoura... (levantou-se) Tenho que tomar uma atitude! E vai ser agora!

ELISA, QUE TOMAVA CAFÉ EM SILENCIO, LEVANTOU OS OLHOS E FITOU OLIVEIRA RAMOS COM RAIVA.

ELISA  -  Raposa matreira!

OLIVEIRA RAMOS  -  (voltou-se) O que você disse?

HELÔ  -  (repreendeu) Mamãe!

ELISA  -  (sem se abalar) Eu te conheço, Oliveira Ramos. Você não me engana! É uma raposa, sim! Sempre pronta pra dar o bote!

HELÔ  -  Chega, mamãe, tome seu café!

OLIVEIRA RAMOS  -  (minimizou) Deixa, minha filha. É a doença.... deixa ela.

E RETIROU-SE DA SALA DE JANTAR.

CORTA PARA:

CENA  7  -  “FOLHA DO RIO”  -  SALA DE GOUVEIA NETO  -  INT.  -  DIA.

OLIVEIRA RAMOS FOI PESSOALMENTE FALAR COM GOUVEIA NETO. ESTAVA SENTADO À FRENTE DO DIRETOR DA “FOLHA DO RIO”.

OLIVEIRA RAMOS  -  Gouveia, confesso que estou apavorado com a carga que meu genro está fazendo contra mim no jornal!

GOUVEIA NETO  -  Imagino, doutor, imagino. Ele está pegando pesado, mesmo!

OLIVEIRA RAMOS  -  Por isso vim até aqui. Temos que revidar com outra campanha, através da “Folha do Rio”.

GOUVEIA NETO  -  Já pensei nisso, mas não posso fazer isso, doutor. Seria uma falta de ética. Afinal, o concorrente é um colega, não ficaria bem!

OLIVEIRA RAMOS  -  (bufou, nervoso) Não posso me dar por vencido! Tenho que silenciar esses ataques contra minha pessoa, de qualquer maneira! (pausa) Vou verificar se o dono do jornal, o Paulo Ramos, não teria nenhuma duplicata vencida no meu banco.... Quem sabe? Ou outro rabo de palha qualquer?

CORTA PARA:

CENA  8  -  APARTAMENTO DE RENATÃO  -  QUARTO  -  INT.  -  DIA.

RENATÃO DAVA OS ÚLTIMOS RETOQUES NO CABELO, DIANTE DO ESPELHO, QUANDO A CAMPAINHA SOOU: “ALELUIA!” “ALELUIA!”

RENATÃO  -  Atenção, Konstan, não estou pra ninguém, ouviu? Só abro uma exceção para a Carolina Ferraz.

CORTA PARA:

CENA  9  -  APARTAMENTO DE RENATÃO  -  SALA  -  INT.  -  DIA.

KONSTANTÓPULUS ABRIU A PORTA. BABI ENTROU. O MORDOMO FICOU EMOCIONADO COM A INESPERADA VISITA.

KONSTANTTÓPULUS  -  Babi!... Quero dizer... desculpe, D. Babi!

BABI  -  (alegremente) Renatão está em casa?

KONSTANTÓPULUS  -  Ele disse que não... mas acho que além da Carolina Ferraz há outra exceção.

KONSTANTÓPULUS PEGOU A TROMBETA E TOCOU.

BABI  -  Que é isso?

KONSTANTÓPULUS  -  Eu acho que ele vai entender...

O MORDOMO TOCOU DE NOVO. RENATÃO ENTROU CORRENDO NA SALA.

RENATÃO  -  Que é isso, Konstan? Enlouqueceu?

KONSTANTÓPULUS  -  São as trombetas anunciando que ruíram as muralhas de Jericó!

O MORDOMO APONTOU PARA BABI. RENATÃO ESTACOU, PARALISADO.

RENATÃO  -  Babi!...


FIM DO CAPÍTULO 59
e no próximo capítulo...

*** Oliveira Ramos se une a Renatão para arrumar um jeito de fazer Vítor parar com as reportagens!


*** Dom Carvajal chega ao Rio e decide contar todo o segredo de Consuelo a Samuca, o que a deixa desesperada!

NÃO PERCA O CAPÍTULO 60 DE


Nenhum comentário:

Postar um comentário