terça-feira, 18 de outubro de 2011

IRMÃOS CORAGEM - Capítulo 95


Roteirizado por Toni Figueira
do original de Janete Clair 

CAPÍTULO 95
PARTICIPAM DESTE CAPÍTULO:
LÁZARO
RODRIGO
PEDRO BARROS
INDAIÁ
LÍDIA
JERÔNIMO
PADRE BENTO

CENA 1  -  COROADO  -  CASA DE RODRIGO  -  EXT.  -  DIA.

Lázaro aguardou horas. Chegou ao centro da cidade ainda resguardado pelas sombras da madrugada. Agora o sol já banhava rios, montanhas e matas. O assassino postou-se diante da casa do promotor. Eram 8,15 quando Rodrigo abriu a porta. Pronto para o trabalho.


LÁZARO  -  (aproximou-se com cinismo)  Dia, Dr. Rodrigo!

RODRIGO  -  (voltou-se sobressaltado)  Bom dia! O que é?

LÁZARO  -  Correspondencia pro senhor!  (incontinenti entregou-lhe o envelope pardo).

RODRIGO  -  Da parte de quem?

LÁZARO  -  Do dono de Coroado!

RODRIGO  -  Não sabia que esta cidade tinha dono!

LÁZARO  -  É bão sabê, agora!

RODRIGO  -  E quem é esse dono?

LÁZARO  -  Pedro Barros. Ele faz questão que se fale assim, antes de pronunciá o nome dele.

RODRIGO  -  É, eu vejo que as coisas aqui não estão correndo bem...

LÁZARO  -  (retrucou, com ironia)  E vão ficá muito pió, daqui a pouco!

RODRIGO  -  Ele quer resposta?

LÁZARO  -  Depende. Pode ser que o doutô queira respondê. Se quisé pode encontrá ele no garimpo ou na casa dele.

RODRIGO  -  Está certo. Obrigado!

CORTA PARA:

CENA 2  -  COROADO  -  CASA DE RODRIGO  -  SALA  -  INT.  -  DIA.

À medida que lia a carta, Rodrigo empalidecia. Estava lívido e parecia ouvir perfeitamente a voz hedionda do coronel, por entre as linhas do papel:


PEDRO BARROS  -  (off)  “... e esse retrato, tirado pelo Falcão, no dia do casamento de Jerônimo, prova tudo que eu acabei de dizer. Agora, você, seu idiota, sabe por que Jerônimo me aguentou e não podia reagir contra mim. Eu dominei ele até quando pude. De repente, ele cismou de se livrar de mim. Sinal de que a honra da tua mulher não vale mais grande coisa para ele. Agora, você faça o que bem entender. Tudo o que eu disse é a mais pura verdade.”

Rodrigo amassou a carta. Estava perdido dentro de si mesmo. O mundo fugira-lhe dos pés. Apenas uma imensa, uma incontrolável angústia comprimia-lhe o peito e a garganta.

RODRIGO  -  (conseguiu berrar para o interior da casa)  Potira! Potira!

Indaiá apareceu, amedrontada.

RODRIGO  -  (mostrou a carta. Estava tenso como a corda de um violino)  Você... sabia disso?

INDAIÁ  -  Tudo pode ser infâmia. Havia uma ameaça...

RODRIGO  -  Sabia? E me escondeu? Ajudou ela?

INDAIÁ  -  Potira é inocente e pura de alma. Se existe alguma culpa, eu não sei. E não é dela. É da tentação do demônio, em forma de homem.

RODRIGO  -  Onde está ela? (berrou, alucinado)  Onde está ela?

Saiu desesperado, com as mãos crispadas e profundos sulcos na testa. Indaiá ficou a rezar, febrilmente.

CORTA PARA:

CENA 3  -  FAZENDA DE PEDRO BARROS  -  CASA-GRANDE  -  ESCRITÓRIO  -  INT.  - DIA.


Pedro Barros levantou-se com agilidade, já com a mão no gatilho. Deixou ficar a arma dissimulada entre os papéis da gaveta. Rodrigo parecia desvairado. Olhos em fogo. Lábios contraídos.


PEDRO BARROS  -  Já te esperava...

RODRIGO  -  Esta... esta... carta... que o senhor... escreveu (gaguejava)  é... uma... uma... infâmia.

PEDRO BARROS  -  Sustento tudo o que disse, rapaz! Larga mão de ser bobo... Você viu o retrato...

RODRIGO  -  Eu devia matá-lo! (ameaçou, dando alguns passos à frente, na tentativa de agressão. O cano do revólver deteve-o instantâneamente).

PEDRO BARROS  -  Cuidado comigo, moço! Te fiz um favor contando as coisas que estão acontecendo com tua mulher e teu melhor amigo! E é a mim que você quer matar? Ele é que merece sua revolta, não eu, estúpido! Não eu!

RODRIGO  -  O senhor se aproveitou da fraqueza dele e explorou. Aceitou a infâmia! Por vingança! É um porco miserável, imundo!

Esbravejando o promotor deixou a casa-grande, enquanto Pedro Barros, frio, o olhava irônico.

CORTA PARA:


CENA  3  -  COROADO  -  PRAÇA  -  EXT.  -  DIA.

O homem do realejo parou de tocar e a garotada recolheu a bola de borracha para dar passagem aos dois. De um lado Rodrigo. Do outro Jerônimo. Entre eles um destino. Lídia ainda procurou deter o marido.


LÌDIA  -  Jerônimo... vamos indo... você tem um compromisso.

JERÔNIMO  -  Não, Lídia, preciso falar com Rodrigo.

O promotor ouvira as derradeiras palavras do homem a quem dedicava sincera amizade.

RODRIGO  -  Precisa falar... precisa falar... seu... seu miserável!

Alguns curiosos se acercavam do local. Rodrigo não esperou resposta. Levantou o braço direito à altura do ombro e seu punho chocou-se violentamente contra o rosto do prefeito. Apanhado de surpresa, Jerônimo foi projetado a alguns metros de distancia, sobre a grama empoeirada. Levantou-se, tenso, massageando a face, arroxeada pelo impacto do murro. Um pequeno filête de sangue surgiu do canto de seus lábios.


JERÔNIMO  -  Rodrigo... esse não é o procedimento de um homem... a gente pode conversar... como gente! Eu tenho que defender Potira!

O promotor tornou a avançar enfurecido, fora de si. Jerônimo escorou-o estreitando a distancia entre os dois. A potência do sôco ficou contida pela proximidade dos corpos. E a robustez do garimpeiro forçou o recuo do homem da lei. Rodrigo tentou esquivar-se, mas mãos poderosas sustentaram-lhe as ações. Estava manietado.

RODRIGO  -  (esbravejou, colérico)  Não fale o nome dela! Não fale!

Dois garimpeiros da Pedra Alta seguraram o promotor pelas costas, enquanto Padre Bento agarrava o prefeito.


PADRE BENTO  -  Parem, pelo amor de Deus! Vão para suas casas! Esfriem suas cabeças, depois conversem! Rua não é lugar para estas coisas!

JERÔNIMO  -  Eu queria explicar a ele, padre! A gente tá sendo vítima de uma infâmia. Tamo dando chance e alegria pros nossos inimigos!

RODRIGO  -  Eu te ensino... eu te ensino, Jerônimo! Você sujou o meu nome e isso não fica assim! Não há explicação possível!

JERÔNIMO  -  Você tem que aceitar minha defesa!

RODRIGO  -   (com ódio)  Só se você morrer, agora! É a única coisa que eu aceito!

Os dois garimpeiros lutavam para conter os movimentos desordenados do promotor. Rodrigo lembrava uma fera acuada. Padre Bento interveio, procurando serenar os desafetos.


PADRE BENTO  -  Vamos embora! Pensem nos seus nomes, no escândalo. Um é prefeito, outro, promotor!

RODRIGO  -  Ele não pensou, padre! Ele não pensou!

Rodrigo afastou-se, mais controlado, ante as palavras sensatas do vigário. As janelas fechavam-se à medida que os grupos de curiosos se afastavam, seguindo os contendores. A praça fervilhava e os botecos assemelhavam-se a ninhos de marimbondos. A briga matutina era o grande tema para o resto do dia.

FIM DO CAPÍTULO  95
Rodrigo tira satisfações com Jerônimo em plena praça de Coroado!
     e no próximo capítulo...

*** Duda e Ritinha reencontram-se na prefeitura de Coroado.
*** Alberto lê no jornal a notícia de que seus pais, Lourenço e Branca, sofreram um acidente de carro e decide ir a Belo Horizonte para saber se seu pai está vivo!

NÃO PERCA O CAPÍTULO 96 DE

Nenhum comentário:

Postar um comentário